Maju Cotrim
O agora ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta quinta-feira (18) que deixará o cargo. A informação foi dada em um vídeo publicado pelo próprio Weintraub, em que o ministro aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro e lê um texto de despedida. O nome do substituto não foi informado.
A Gazeta conversou com a deputada federal Professora Dorinha sobre a repercussão da troca no ministério. “O Abraham Weintraub vai vai e nunca saía, um prejuízo enorme para a educação básica, para o ensino superior com pensamento retrógrado, conservador… hoje ainda deixou sua marca ao suspender uma portaria que trabalha com cotas para o reconhecimento ás grandes desigualdades de negros e indígenas no país”, disse.
“É um lamento porque no caso da educação tivemos muitas perdas, uma total falta de diálogo e boa vontade com a educação básica, com a superior, Podíamos ter construído… é comum posições diferentes mas acho que perdeu a condição de fazer essa interlocução de que poderia ter acontecido para tratar de temas importantes”, disse.
Dorinha é a relatora do novo Fundeb e disse que faltou uma boa construção sobre o assunto e também sobre o adiamento do Enem. “Infelizmente foi tempo perdido principalmente porque no caso da educação tem uns desenhos de programas”, comentou.
Segundo a parlamentar, infelizmente ele não conhecia da Educação nem buscou conhecer. “Perdemos muito tempo… meu apelo é pelo diálogo e vontade de construir”, disse.
Dorinha atualmente é uma das maiores autoridades da Educação no país.