A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas ressalta a necessidade das pessoas que ainda não receberam as doses de reforço da vacina contra a Covid-19 procurarem uma Unidade de Saúde da Família (USF) para completar o esquema vacinal. Marêssa Castro, diretora de Vigilância em Saúde da Capital, explica que a proteção acontece de forma mais efetiva se houver doses adicionais.

“O esquema vacinal em dia contra a Covid-19 faz com que a quantidade de anticorpos esteja mais aumentada, reduzindo as chances de evolução para quadros mais graves da doença”, relata, observando que, quando a pessoa recebe a dose de reforço, ela amplia camadas de proteção, como mostram vários estudos científicos.

Para o enfermeiro e coordenador da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf) de Palmas, Hugo Botelho, a dose de reforço é mais uma estratégia para fortalecer essa barreira. “É mais um auxílio de proteção para o organismo. Por mais que a pandemia parecça ter estabilizado, a Covid-19 continua sendo uma doença grave e que leva a óbitos”, lembra, citando que na Capital já foram registradas 737 mortes causadas pela doença.

 

Reforço

O Ministério da Saúde recomenda a dose de reforço à população com 12 anos ou mais. O intervalo é de 120 dias após a última dose de quem fez o ciclo básico de duas doses com Coronavac, Pfizer e Astrazeneca; ou 56 dias para quem se vacinou com a Janssen, de dose única e 28 dias para quem teve alguma doença imunossupressora.

Para pessoas com 40 anos ou mais, o Ministério da Saúde liberou também uma quarta dose de reforço, que deve ser aplicada 120 dias após o primeiro reforço. Pessoas imunossuprimidas de 12 anos a 40 anos também estão convocadas para essa quarta dose de reforço, 120 dias após o primeiro reforço.

 

Balanço

A Prefeitura de Palmas administrou 548.811 doses dos imunizantes contra a Covid-19 até o último dia 18. Para acompanhar a evolução da imunização contra a covid-19, em Palmas, acesse o site Vacina Já.