Com pandemia, retorno das atividades no Tocantins deverá seguir medidas importante no combate e prevenção a propagação da covid-19. Publicado nesta sexta-feira, 19, no Diário Oficial do Estado, exigências para o retorno das atividades de autoescolas, centros de formação de condutores, despachantes, emplacadores e instituições ligadas ao Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran), portaria determina que as aulas teóricas serão realizadas de forma remota.

 Os alunos terão que utilizar dispositivo com acesso à internet e que possua câmera com resolução mínima de 720p. A ideia é possibilitar a autenticação biomética facial dos candidatos. Para as aulas práticas, está previsto que os candidatos a habilitação do tipo A, para veículos de duas rodas, terão que utilizar capacete próprio durante os treinos.

As regras completas estão Diário Oficial do Estado desta sexta-feira

Não é permitido o compartilhamento do equipamento. O veículo será higienizado a cada uso e o local das aulas tem que ser lavado de quatro em quatro horas. Para as habilitações tipo B ou superiores, em que o veículo tem quatro rodas ou mais, o estudante e o instrutor devem usar máscaras de proteção e os veículos devem ser higienizados com álcool em gel.

Para as outras empresas que são credenciadas pelo Detran, como estampadores de placas, remarcadores de chassi, desmonte de veículos, despachante e clinicas medicas e psicológicas também há regras que devem ser seguidas. Em geral, as medidas são para a realização de demarcações no chão para que seja mantido o distanciamento social e reforço nos protocolos de higiene.

As medidas já entraram em vigor e os estabelecimentos só vão poder funcionar a partir do momento que tiverem se adaptado as mudanças.