O brasileiro tem até as 23h59 do dia 30 de abril para entregar a sua Declaração de Imposto de Renda 2021, ano-base 2020 e, mais uma vez, tem a possibilidade de direcionar parte do valor devido para instituições que atendem crianças, adolescentes e idosos em todo o território nacional.

Para o contribuinte doar basta aderir ao chamado Imposto de Renda Solidário que permite que pessoas físicas doem até 3% do IR e pessoas jurídicas até 1%.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Palmas é o órgão que administra o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e direciona esse recurso  para instituições que atuam com crianças e adolescentes.

“Para fazer essa destinação de parte do valor do IR para projetos sociais o contribuinte deve optar por fazer a declaração no modelo completo. Assim, ao finalizar o documento ele poderá clicar no item ‘Doações Diretamente na Declaração’ e direcionar sua doação para o Fundo da Infância e do Adolescente ou para o Fundo Municipal de Idoso”, explica Simone Fontenelle, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas.

De acordo com a presidente, é necessário que os palmenses se atentem a essa possibilidade de usar o Imposto de Renda para ajudar grupos mais vulneráveis da cidade. “Estamos em um ano de pandemia e quero convidar aos contribuintes para fazer essa opção pela destinação, pois a cada dia o grupo de pessoas que precisam de ajuda aumenta mais e mais”, destacou.

Ainda de acordo com Fontenelle, “essa doação por meio do IR não interfere nas outras deduções da declaração e não gera custos adicionais para o contribuinte que optar por fazê-la”.

Passo a passo:

1 – podem doar as pessoas que têm imposto devido na sua declaração e que optam pelo formulário completo;

2- selecione o item ‘Doações Diretamente da Declaração – ECA ou Idoso’;

3 – clique no botão ‘Novo’ e selecione a opção com o número do CNPJ do fundo para o qual deseja doar;

4 – escolha a quantia que será doada – o valor disponível já é calculado pelo programa do IR;

5 – fique atento para impressão de dois Darf´s (Documento de Arrecadação da Receita Federal) um referente ao pagamento do IR devido e outro referente à doação.

Ao escolher para qual fundo municipal você irá destinar a sua doação:

FIA-Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

CNPJ: 17.796.090/0001-71

Conta Corrente: nº 60.334-1

Agência: nº 3615-3

Banco do Brasil

Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas/TO-FUMDIPI

CNPJ: 29.536.189/0001-13

Conta Corrente: nº 60.360-0

Agência: nº 3615-3

Banco do Brasil