Foto – TRE/Divulgação
Com a campanha eleitoral a todo o vapor, o eleitor precisa ficar atento aos candidatos e as suas atitudes. Crimes eleitorais podem ser denunciados por meio de aplicativos gratuitos e números de telefone disponíveis aos moradores do Tocantins.
A ideia é que o eleitor assuma o papel de fiscal nesse processo. Entre as ferramentas para a denúncia está o aplicativo pardal. O app é de graça e está disponível nas plataformas digitais.
“O pardal é um aplicativo da Justiça Eleitoral que proporciona mais um meio da população para fazer denúncias. Ele vem sendo usado há algumas eleições e a cada ano é bastante utilizado”, explicou o secretário de tecnologia da informação do TRE, Valdeni Borges Júnior.
Também é possível fazer denúncias pelo WhatsApp do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. Pelo número 0800 64 86 800 dá para mandar mensagens, enviar fotos e vídeos. Além disso, por meio desse mesmo número é possível fazer denúncias por meio de ligações.
Depois, as denúncias são encaminhadas para o Ministério Público Eleitoral, que é responsável por apurar e investigar cada um desses casos e tomar as providências cabíveis.
Na dúvida sobre o que é permitido ou não aos candidatos durante a campanha, o eleitor pode recorrer a uma cartilha disponível online. O material foi desenvolvido pela procuradoria eleitoral e pelo Ministério Público do Tocantins, que é um dos canais alternativos da denúncia.
“Esse guia contém instruções básicas, em parágrafos curtos e diretos ao eleitor, desde datas importantes do calendário eleitoral, algumas noções referentes a propagandas permitidas ou proibidas, principalmente na internet e um destaque aos principais crimes eleitorais”, explicou o coordenador eleitoral do MP Eleitoral, Célem Guimarães Guerra Júnior.
Fonte – TV Anhanguera e g1 to