Apesar de ser um exercício de baixo impacto, a caminhada é uma atividade eficiente para queimar calorias e abaixar alguns quilos
Se você ainda deseja tirar do papel aquela meta de perder alguns quilos em 2024, saiba que dá tempo e que a caminhada pode ser uma boa aliada nesse processo. O exercício é de baixo impacto, acessível à maioria das pessoas e contribui para o processo de emagrecimento.
A caminhada vale como um exercício de cardio, especialmente quando é feita com intensidades moderada ou alta. Além disso, se repetida com constância, colabora para o funcionamento do sistema cardiovascular, ajuda no controle da pressão arterial e melhora o humor.
Em entrevista anterior ao Metrópoles, o professor Thiago dos Santos Rosa, pesquisador dos programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília, destaca que a caminhada pode ser praticada mesmo que a pessoa não esteja em 100% de suas condições físicas.
“É uma atividade de baixo impacto, ideal para pessoas com problemas articulares, idosos ou iniciantes em programas de exercícios. A caminhada causa menos estresse nas articulações dos joelhos, quadris e tornozelos, reduzindo o risco de lesões”, explicou Thiago.
Quando os efeitos da caminhada começam a fazer efeito?
A professora de educação física Andrea Reis, que dá aulas na Universidade Católica de Brasília, lembra que a caminhada reduz o risco de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão. Além disso, os benefícios para o corpo começam a ser notados rapidamente.
“Estudos indicam que após 30 minutos de caminhada moderada, o corpo começa a liberar endorfinas, que melhoram o humor. Com duas semanas de caminhada regular, é possível observar melhorias na saúde cardiovascular e no condicionamento físico”, conta Andrea.
O exercício físico reduz o risco de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão. Além disso, os benefícios para o corpo começam a ser notados rapidamente.
Como usar a caminhada para perder peso
Segundo a professora da Universidade Católica, a duração ideal da caminhada varia conforme os objetivos individuais. Pensando nos benefícios para a saúde, recomenda-se pelo menos 150 minutos da atividade, o que equivale há 30 minutos por dia, cinco vezes por semana. Para a perda de peso, é indicado aumentar esse tempo para 45-60 minutos diários.
O professor Fábio Tenório, da Universidade Católica de Brasília, explica que cumprir uma hora de caminhada eleva diariamente o gasto calórico em 300 ou 400 calorias. Mantendo esse ritmo, é possível emagrecer até meio quilo por semana. A alimentação, no entanto, precisa estar balanceada. Ou seja, o indivíduo não pode começar a comer livremente ou se recompensar com mais comida por estar se exercitando.
“A caminhada promove gasto calórico, mas o que irá determinar o emagrecimento é a relação entre o volume e a intensidade da caminhada, combinada ao plano alimentar”, afirmou o professor Fábio Tenório, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles
Além da alimentação, outros hábitos essenciais para a perda de peso incluem: sono de qualidade, gerenciamento do estresse e controle das emoções.
(Fonte: Metrópoles)