Rogério Tortola- Gazeta do Cerrado

A notícia do cancelamento da rota de voos da Latam, de Palmas para Brasília, a partir de janeiro de 2019 pegou os tocantinenses de surpresa.

Além dos viajantes em geral e turistas, muitos empresários e políticos que usam o trecho com frequência estão preocupados com o impacto da mudança.

Para chegar à capital federal utilizando a companhia aérea vai ser preciso voar um ou dois trechos, a mais.

A Latam vai ofertar voos de Palmas apenas para Guarulhos (SP) e de lá sairão as demais conexões. O trecho Palmas x Congonhas (SP) também vai deixar de operar.

Com isso a Capital perde oito frequências semanais da rota Palmas-Brasília e 6 frequências semanais da rota Palmas-São Paulo/Congonhas, num total de 14 voos.

Com a mudança vai ficar disponíveis frequências de 11 voos durante a semana para  Guarulhos (SP). Uma diminuição na oferta de três voos semanais.

Além deste prejuízo o passageiro vai gastar mais tempo de deslocamento e espera, considerando que ele vai fazer uma ou duas conexões nesta nova configuração.

O preço da passagem para Brasília também deve sofrer alteração, já que o número de trechos voados vai aumentar.

Quais as opções disponíveis em 2019?

Com a saída da Latam, Gol e Azul continuam oferecendo o trecho Palmas x Brasília.

Recente pesquisa feita por esta reportagem num site de busca mostram dois horários de voos disponíveis por cada uma das companhias.

Gol têm saídas para Brasília às 05h05 e 16h30, já a Azul sai ás 4h05 e 15h05.

Quem já comprou vai ser notificado

Quem já comprou passagem da Latan para 2019 com destino a Brasília, vai ser notificado sobre a mudança e terá seu voo remanejado.

Os novos voos já começam a ser vendidos considerando a nova configuração da malha aérea da Latam.