O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) concedeu, na noite desta sexta-feira, 28, habeas corpus ao ex-governador Sandoval Cardoso e ao empresário Humberto Siqueira Nogueira, proprietário da CSN Engenharia, após pagamento de fiança no valor de R$ 50 mil.

Nogueira e Sandoval estavam em prisão preventiva na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), pela Operação Ápia, da Polícia Federal, que investiga esquema de desvio de recursos públicos federais em obras de pavimentação e reforma de rodovias estaduais.

Segundo o advogado de Sandoval, a Justiça Federal entendeu que a prisão de Sandoval era ilegal. “Ele não oferece nenhum risco à instrução do processo”, garantiu, acrescentando que o ex-governador está “muito tranquilo” em relação ao caso. “Uma vez solto, ele vai provar sua inocência”, concluiu.

Entretanto, a Justiça Federal determinou que o político e o empresário mantenham distância dos outros investigados pela Operação Ápia. Pela decisão, os dois terão que se apresentar mensalmente à Justiça.