Foto – Divulgação
O colesterol é um tipo de gordura do corpo humano que tem papel importante para o funcionamento do organismo, mas quando se apresenta em desequilíbrio pode se tornar uma preocupação séria.
Os especialistas afirmam que colesterol alto atinge cerca de 40% da população brasileira e é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de doenças que afetam a saúde do coração.
O cardiologista Lucas Cirilo Fernandes, que atua na Clínica Censo, em Parauapebas (PA), explica que existem dois tipos de colesterol: “O colesterol HDL é o ‘bom’ que faz a limpeza das nossas artérias. Já o colesterol LDL é o ‘mau’ que faz o contrário facilitando o acúmulo de gordura nas artérias, causa obstrução dos vasos e consequentemente várias doenças cardiovasculares”, explica.
Segundo o Ministério da Saúde, 300 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil em decorrência de doenças cardiovasculares. Muitas delas, causadas pelo colesterol alto, como doença arterial coronariana, infarto do miocárdio, AVC, angina de peito, entre outras.
“Nem todas as pessoas que têm colesterol alto desenvolverão essas doenças, mas é essencial manter os níveis de colesterol em equilíbrio por meio de um estilo de vida mais saudável com exercícios físicos contínuos e boa alimentação”, alerta o cardiologista.
Para que a dieta tenha resultados positivos, o médico indica alguns alimentos que são conhecidos por ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue, reduzindo o colesterol ruim (LDL).
Lista de alimentos:
- Aveia e cereais integrais, como quinoa e cevada;
- Lentilhas, grão-de-bico, feijão e outras leguminosas;
- Frutas cítricas como laranjas, toranjas, limões e tangerinas;
- Frutas e vegetais frescos são ricos em fibras, vitaminas e antioxidantes, que beneficiam a saúde cardiovascular;
- Nozes e sementes como amêndoas, pistaches, chia e linhaça;
- Peixes como salmão, sardinha, truta e cavala;
- Azeite de oliva extravirgem;
- Abacate por ser rico em gorduras monoinsaturadas saudáveis;
- Alho, que também tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias;
- Chá Verde por conter antioxidantes chamados catequinas, que podem contribuir para melhorar os níveis de colesterol
Por fim, o médico ressalta que é sempre recomendado consultar um profissional de saúde e estar com os exames em dia.
Fonte – Ascom Clínica Censo