Foto – Divulgação SES-TO

 

A fim de melhorar e ampliar os atendimentos das maternidades administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) e Rede Cegonha realizam desde dia 26 de junho, visitas técnicas às unidades, com o intuito de realizar um diagnóstico situacional.

 

“O objetivo das visitas técnicas, pela equipe da Rede Cegonha, é fazer um diagnóstico situacional das unidades, verificando as necessidades e individualidades de cada uma, e a partir disso alinhar e desenvolver ações com o intuito de reduzir os índices da mortalidade materno-infantil no Estado” esclarece diretora de APS, Thalyta Fernandes.

 

A diretora relata ainda que o intuito é aumentar a capacidade técnica e operacional, e dar início aos processos de habilitações de leitos de unidades semi-intensivas (UCINCo), também conhecidos como UCIs, e a habilitação Leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa) e de Centros de Parto Normal (CPN).

 

Já foram visitados, até o momento, os hospitais regionais de Guaraí, Augustinópolis e Paraíso, além do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), Hospital Materno-Infantil Tia Dedé e o Hospital Dom Orione, unidade que a SES-TO possui convênio para o atendimento de recém-nascidos. As próximas visitas serão nos hospitais regionais de Miracema, Pedro Afonso e Gurupi.

 

Foto – Divulgação

 

A diretora-geral do Hospital Regional de Augustinópolis, Cristiane Uchôa, conta que a unidade recebeu a visita da equipe nesta quinta-feira, 20, e que são muito relevantes. “Com esses encontros eles podem conviver um pouco com a nossa realidade e verificar as dificuldades sofridas na ponta, além de conseguir entender as demandas e facilitar as construções dos indicadores de trabalhos, bem como a fidelização dos pactuados”.

 

Fonte – SES – TO