A Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou, na manhã desta terça-feira, 11, 954 oxímetros ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO), que ficará responsável pela distribuição aos 137 municípios. Os equipamentos foram doados pelo do Banco Itaú, através do Projeto Todos Pela Saúde, os municípios de Araguaína e Palmas receberam diretamente do doador 61 e 111 unidades, respectivamente. Assim o Estado do Tocantins recebeu o total de 1.126 unidades. A doação foi realizada após solicitação do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A SES e o Cosems/ TO, que são os responsáveis pela distribuição dos equipamentos, já realizaram uma reunião para definir estratégias para facilitar a retirada dos equipamentos pelos gestores municipais, a fim de fazer chegar esses equipamentos nas unidades de saúde o mais breve possível. Essa ação faz parte da implantação do Guia Orientador do Enfrentamento da Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde (RAS) elaborado pelo Conass e Conasems.

A diretora de Atenção Primária da SES, Laudecy Alves, explica que “neste momento precisamos reafirmar o papel da Atenção Primária à Saúde no combate à pandemia da Covid-19, que é fazer a identificação precoce, o atendimento e monitoramento dos casos leves e o encaminhamento rápido e correto dos casos moderados ou graves, seguindo os fluxos da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Mas, para isso é importante dar condições às equipes para o manejo adequado e encaminhamento em tempo oportuno para a referência hospitalar”.

De acordo com o presidente do Cosems /TO, Jair Pereira Lima, os equipamentos doados são uma forma de auxiliar nos trabalhos dos profissionais da saúde. “Estamos passando por um momento de pandemia, em que toda ajuda é bem-vinda. Com certeza esses aparelhos serão recebidos em boa hora e servirão para um atendimento ainda mais efetivo para a nossa gente”, disse.

Distribuição aos municípios

Para a definição da quantidade de equipamento por município, foram utilizadas informações do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), de fevereiro de 2020 e Sistema de Informações para a Atenção Básica (SISAB) de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020. Por meio do link bit.ly/31P43H0 é possível ter acesso à página do projeto com o mapa de distribuição por estado e municípios.

Para retirar os equipamentos os gestores municipais de saúde deverão se dirigir à diretoria do Cosems/TO, no prédio do Ministério da Saúde (MS) em Palmas, entre às 8h e 18h. Será necessário apresentar seguintes documentos: termo de doação e termo de retirada, devidamente preenchidos e assinados. Caso o gestor não possa comparecer, ele poderá indicar um servidor do seu município, no termo de retirada.

Unidades que receberão os equipamentos

Os equipamentos serão encaminhados a todos os pontos de saúde do nível de Atenção Primária à Saúde, são elas: Equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Atenção Primária (EAP) (alocadas nas Unidades Básicas de Saúde); Unidades Básicas Tradicionais (Postos de Saúde sem ESF ou EAP); Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF); Equipes de Consultório de Rua; Pólo de Academia de Saúde; Unidade de Pronto Atendimento (UPA); Equipes Ampliadas de Apoio a Saúde da Família (NASF); Equipes de Atenção Domiciliar e Equipes de Atenção Prisional.

Fotos: André Araújo/Governo do Tocantins