Na quinta-feira, 14, o secretário de Estado da Saúde (SES-TO), Carlos Felinto Júnior reuniu-se com os superintendentes, o secretário-executivo da Pasta, Luciano Lima Costa e o secretário de Estado da Administração (SECAD-TO), Paulo César Benfica Filho, para alinhamento dos novos rumos da Pasta. Em debate, os processos de trabalho já desenvolvido pelas equipes, com foco na continuidade das ações focadas no bem-estar da população.
“Apesar de conhecer a Secretaria e fazer parte dela desde 2005, sempre estive focado nas minhas áreas de atuação e este foi um momento de ter um panorama mais detalhado de todas as outras superintendências. A determinação do governador foi muito clara e vamos trabalhar para que a população tocantinense tenha um Sistema Único de Saúde cada dia melhor”, afirmou o novo gestor da SES-TO.
Felinto também aproveitou para fazer agradecimentos. “Quero agradecer ao secretário Paulo Benfica pela colaboração valorosa que seu à Saúde, nos 36 dias em que ficou à frente da Pasta e dizer que seguiremos à disposição, bem como contando o apoio essencial da SECAD. Agradecimentos que estendo ao secretário-executivo Luciano e a todos os meus colegas de trabalho, com quem desejo contar nesta nova missão”, acrescentou.
“Agradeço a forma calorosa e aberta como fui recebido pela equipe da SES, são amigos com quem já tive a oportunidade de trabalhar no passado e mais uma vez me horaram com os esforços necessários ao bom andamento das atividades. Deixo a Pasta, com a certeza de que farão um excelente trabalho, pela qualidade técnica e o comprometimento que possuem”, pontuou o titular da SECAD-TO.
Para o secretário-executivo da SES-TO, Luciano Lima Costa, “a nomeação de Carlos para a titularidade da Pasta mostra a preocupação do governador com a continuidade do trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria, que pelos números expressivos, comprova a preocupação de cada um com a população que utiliza do SUS. Carlos já fazia parte deste time!”, afirmou, acrescentando que “não posso deixar de agradecer ao Paulo Benfica pela disponibilidade em vir colaborar diretamente conosco, no período de interinidade”.
Dentre os números expressivos mencionados pelo secretário-executivo, estão: pagamento de insalubridade e adicional noturno para os servidores em regime de contrato; mais de 23 mil cirurgias eletivas realizadas em 2023; a ampliação de 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); a entrega de mais de 10 mil equipamentos e mobiliários; a implantação de laboratórios em todas as 17 unidades hospitalares; o abastecimento do Estoque Regulador do Estado, em 83% e 88%, com medicamentos e insumos, respectivamente; as entregas das Unidades de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e parte da ampliação do Hospital Geral de Palmas (HGP) e a implantação de prontuários eletrônicos nos hospitais regionais de Pedro Afonso e Arapoema.