O cirurgião vascular do ICL, Sílvio Alves da Silva - Foto: Divulgação
O cirurgião vascular do ICL, Sílvio Alves da Silva - Foto: Divulgação

O cirurgião vascular do ICL, Sílvio Alves da Silva – Foto: Divulgação

Segundo dados do Clima Tempo, Palmas deve chegar a 40° graus, neste sábado, 03. As altas temperaturas podem causar alguns sinais e  sintomas circulatórios, dentre estes  sensação de peso nas pernas, inchaços e formigamento. Tais manifestações, normalmente acometem pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou ficam em pé na mesma posição.

O cirurgião vascular do Instituto da Circulação e Laser (ICL), Sílvio Alves da Silva, explicou porque o aumento da temperatura faz com que o cansaço nas pernas aumente. “Geralmente, quando o corpo é exposto a temperaturas elevadas, as veias se dilatam, com isto poderá haver extravasamento de líquidos de dentro das mesmas, levando ao edema( Inchaço) formigamentos e dores nas pernas”, explicou.

O especialista esclareceu que medidas simples podem ser tomadas para aliviar tais manifestações. “Faça exercícios físicos que envolvam a musculatura da panturrilha( batata da perna), uso de meias elásticas prescritas pelo cirurgião vascular,  pratica de treinos para o fortalecimento dessa região, pelo menos, três vezes por semana. O exercício pode contribuir para o bom funcionamento da circulação. Outra dica para aliviar os sintomas é elevar as pernas por 15 minutos diariamente, isso ajuda no retorno do sangue”, ressaltou.

Além disso, o cirurgião alertou que dores nas pernas podem ser sinais de doenças venosas. “Uma delas são as Varizes e Trombose Venosa Profunda, por isso é extremamente importante procurar um médico especialista, caso as dores não melhoram com as medidas acima e principalmente quando é só em um membro e acompanhado de edema. No ICL, realizamos diversos exames que podem auxiliar neste diagnóstico”, finalizou.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins