
O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou neste sábado, 19, um mutirão de cirurgia oncológicas, de cabeça e pescoço, que beneficiou cinco pacientes que aguardam na lista de espera por procedimentos eletivos. A iniciativa faz parte da estratégia do Opera Tocantins, criada pela Lei Nº3.369/18, a qual busca dá agilidade na realização das cirurgias eletivas em todo o Estado.
Segundo a médica do serviço de Cabeça e Pescoço do HGP, Rayla Souza os procedimentos foram realizados na região de face para tratamento cirúrgico de câncer de pele.”Neste tipo de cirurgia, é necessário o acompanhamento ambulatorial no processo de evolução dos enxertos e retalhos realizados para a reconstrução após a retirada do câncer. O paciente retorna a suas atividades de rotina em 15 a 30 dias.Com a realização dos enxertos e retalhos o paciente possui um ótimo aspecto estético podendo retornar as suas atividades diárias normalmente”, explicou.
“Nós contamoscom diversos profissionais qualificados na assistência ao paciente. Estamos trabalhando para mais pacientes sejam beneficiados e que possam realizar os procedimentos eletivos em curto espaço de tempo e buscar a melhoria da qualidade da assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo.
A Francisca Rocha acompanhou o pai de 76 anos, que realizou o procedimento no mutirão. “A ainda bem que houve este mutirão. Graças a Deus deu tudo certo. Iniciativa como esta é uma forma de agilizar as cirurgias”, declarou.
fonte: Secretaria de Saúde