imagem - google reproduçao
imagem - google reproduçao

Com novos casos confirmados no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta a população sobre os sintomas do sarampo e reforça a importância da identificação precoce para conter a transmissão do vírus. Até o momento, seis casos foram confirmados por exame laboratorial no município de Campos Lindos, além de outras suspeitas em investigação.

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa e pode ser transmitida por via aérea, através da tosse, espirro, fala ou mesmo pela respiração de uma pessoa infectada. A infecção pode ocorrer entre seis dias antes e quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo, conhecidas como exantema.

Principais sintomas do sarampo

  • Febre alta
  • Manchas avermelhadas na pele (exantema), que geralmente começam atrás das orelhas e se espalham
  • Tosse persistente
  • Coriza (nariz escorrendo)
  • Conjuntivite (olhos vermelhos e sensíveis à luz)
  • Mal-estar e perda de apetite
  • Manchas brancas na parte interna da bochecha (sinal de Koplik)

Esses sintomas aparecem geralmente de 7 a 14 dias após o contato com o vírus. Em casos mais graves, podem ocorrer complicações como pneumonia, infecções no ouvido, encefalite (inflamação no cérebro) e, em situações extremas, levar à morte.

Situação no Tocantins

De acordo com a SES-TO, além dos seis casos confirmados, há outros três com diagnóstico clínico (sem possibilidade de coleta laboratorial) e mais três em investigação com amostras ainda em análise. Todos os casos apresentam histórico de contato com viajantes vindos de países onde o sarampo ainda circula.

Quando procurar ajuda médica

A SES orienta que qualquer pessoa que apresente febre alta associada a manchas na pele e sintomas respiratórios (tosse, coriza ou conjuntivite) deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico precoce ajuda na contenção da doença e na proteção de grupos vulneráveis, como crianças pequenas e gestantes.

Prevenção

A vacinação é a principal forma de prevenção. No Tocantins, a cobertura vacinal com a primeira dose da tríplice viral está em 86%, mas apenas 55% do público-alvo recebeu a segunda dose — abaixo dos 95% preconizados pelo Ministério da Saúde. A vacina é gratuita e está disponível nas mais de 300 salas de vacinação do Estado.

Além da vacinação, outras medidas preventivas incluem:

  • Isolamento domiciliar de casos suspeitos por, no mínimo, 4 dias após o surgimento das manchas
  • Higienização frequente das mãos
  • Uso de lenços descartáveis ao tossir ou espirrar
  • Evitar contato com pessoas não vacinadas ou com imunidade comprometida

Ações no município afetado

Em Campos Lindos, onde os casos foram registrados, mais de 660 pessoas estão sendo monitoradas, 282 casas foram visitadas e 644 doses da vacina aplicadas. O trabalho é realizado por equipes do Estado, do Ministério da Saúde e do município.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins