Mais que uma ferramenta de melhoramento genético, a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma importante ferramenta de melhoria do desempenho reprodutivo em gado de leite. Neste sentido e dando andamento ao programa estadual de Melhoria da Qualidade Genética dos Rebanhos MAIS GENÉTICA TOCANTINS -em parceria com o + Pecuária Brasil -programa da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer) e a Alta Genetics- o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) está realizando na Capital, até sexta-feira, 26, o curso de atualização em IATF.

“Estamos elevando o padrão de qualidade da criação bovina do gado de leite. O passo a passo, manejo e cuidado no processo de IATF, além da revisão teórica da técnica de inseminação artificial estão entre os temas do curso”, destacou o secretário da Seagro, Jaime Café, ressaltando que o conhecimento sobre os diferentes protocolos, as formas de implementação e acompanhamento vão fornecer condições para que todos possam utilizar a IATF com sucesso em gado de leite.

O curso é direcionado a técnicos que vão estar a serviço de parceiros e produtores. De acordo com a gerente de Pecuária da Seagro, Mara Luce Borges Leal, esse é um primeiro treinamento desta parceria para levar aos produtores tecnologias melhoradoras, visando aumentar a produtividade do rebanho bovino de leite com animais de qualidade.

O Programa
O Programa Estadual de Melhoria da Qualidade Genética dos Rebanhos MAIS GENÉTICA – TOCANTINS em parceria com o + Pecuária Brasil, programa da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer) e a Alta Genetics, visa difundir a genética animal fortalecendo a cadeia do leite por meio da tecnologia de IATF que serão adotadas no Estado para atender produtores de gado de leite de várias regiões, num período de quatro anos.

Fonte: Governo do Tocantins
Foto: Wilson Rodrigues