Maju Cotrim
O Sebrae Tocantins começou a semana com uma agenda positiva na sede da unidade em Palmas. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Rogério Ramos afirmou que a atual gestão já consolida bons números.
“O Sebrae está avançando na desburocratização”, avaliou.
Termo de Cooperação
Foi assinado um Termo de Cooperação técnico entre o Sebrae e Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins que propõe mudanças na legislação para Simplificação dos Processos de Legalização das Empresas no Estado. O objetivo é integrar esforços para atuar na desburocratização da emissão de alvará e autorização para as pequenas e micro empresas. Há mais de 50 mil empresas com processos de abertura , ano passado apenas 10 mil conseguiram o documento.
Geralmente as que estão na fila estão irregulares ou no meio dos trâmites burocráticos. É uma demanda antiga dos empreendedores.
Com a parceria, os alvarás que eram emitidos em dias serão fornecidos no mesmo dia virtualmente.
O Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Reginaldo Leandro da Silva afirmou: “vamos levar os processos para a plataforma online. Será um marco para o Estado no desenvolvimento para novas empresas virem para o Estado. O Tocantins sai à frente”, disse.
O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, comemorou a assinatura e ressaltou o trabalho de sua gestão bem como da diretoria. “Temos tentado fazer a diferença principalmente dando foco é resolver os problemas da vida real e hoje é mais um passo nessa direção”, afirmou.
O superintendente citou ainda uma parceria que já existe com o Sebrae. “Só existe ambiente de negócios saudável onde tem empresa funcionando, regulação e clientes satisfeitos”, disse.
Ele ressaltou ainda o apoio institucional do governo do Tocantins através do governador Mauro Carlesse as demandas do Sebrae. ” A governodependência (sic) tem que acabar”, disse.
Uma das demandas observadas foi com relação as emissões de alvarás, o que levou o Sebrae a buscar a parceria. Ele disse que a parceria vai agilizar o procedimento.
Haverá a revisão de legislação do Corpo de Bombeiros para adequar as necessidades.
Microempreendedores
O Sebrae fez ainda um balanço da Semana do MEI. Atualmente no Estado São 59.343 mil empreendedores no Tocantins.
______________________________________________________________________