A Secretaria de Administração (Secad) tem retomado os investimentos em capacitação do servidor público. No último mês, a pasta oficializou parceria com a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), para disponibilizar cursos à distância para capacitação e aperfeiçoamento dos servidores do executivo.

O Portal oferece um catálogo de cursos unificado das principais escolas virtuais de governo e centros de capacitação da Administração Pública. Outros cursos serão disponibilizados pela própria Secad ao portal da Enap. “Fortalecer os laços com outras instituições nos possibilita uma troca de experiências importantes para o processo de modernização da máquina pública que iniciamos nesta gestão, além do que, nesse caso, os curso são todos gratuitos, sem custos para o governo ou para o servidor”, frisou o secretário da Administração, Edson Cabral.

Esse processo foi possível após a implantação, no final de maio, da Diretoria de Gestão de Capacitação Continuada (Dicap) que tem o foco de implementar e gerir a política de capacitação institucional do Poder Executivo Estadual.

Entre as primeiras ações da diretoria, além da oferta de novos cursos à distância, será lançado em agosto um curso de “Formação de Lideranças na Gestão Pública Estadual”. Também serão executados termos de cooperação técnica com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), Assembléia e Controladoria Estadual para  execução de cursos de capacitação continuada para os servidores estaduais.

Capacitação – Foto – Angélica Lima

A Secad já autorizou o estudo para a realização de um Convênio com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para implantar um Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia, visando à capacitação de servidores públicos do Poder Executivo Estadual e  a sociedade em geral.

Outro exemplo de sucesso na valorização da capacitação e inovação do servidor estadual é o prêmio Eudoro Pedroza que surgiu com o objetivo de valorizar o talento dos servidores. O edital da segunda edição do prêmio deve ser lançado em agosto.

Qualidade de Vida

No que tange a valorização do servidor a Secad também quer investir em qualidade de vida no trabalho sob o ponto de vista físico/saúde, psicológico, pessoal e profissional. Para isso deve implementar o “Programa de Qualidade de Vida dos servidores do Tocantins”, com ações de medicina laboral e preventiva, incentivo à atividade física e programas de saúde, entre outros. O programa está em fase de formatação e o objetivo é lançá-lo ainda este ano.

Esse foco de investir em prevenção também vem sendo adotado pelo Plansaúde, que atende mais de 80 mil servidores e iniciou, este semestre, um profundo trabalho de reestruturação que abrange desde o credenciamento de novos profissionais para aderirem ao plano, a padronização de procedimentos através do Manual do Credenciado, até a abertura de novos postos de atendimento e novos canais de comunicação com o usuário com aplicativos e novo portal.

Como reflexo deste trabalho, nestes seis meses as demandas judiciais relativas ao Plansaúde diminuíram cerca 84%.Dados também demonstram que de janeiro a maio de 2019 foram realizadas mais de 83 mil consultas eletivas, 52 mil consultas de emergência e mais de 8 mil cirurgias. Também que atualmente, 93% dos procedimentos eletivos que chegam ao Plansaúde são autorizados.

Fonte: Secom Tocantins
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