Equipe Gazeta do Cerrado

A Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) solicitando informações sobre os hospitais de campanha que estão previstos para ser montados nas três maiores cidades, totalizando mais 200 leitos de atendimento à Covid. O anúncio para a instalação foi feito há 10 dias.

A pasta informou à Gazeta: “Neste momento, o hospital de campanha ainda é objeto de análise detida, para verificação e confirmação da viabilidade de sua implantação, de acordo com a elaboração dos programas de combate ao COVID-19 no Estado do Tocantins”, disse.

Os casos tem aumentado significativamente no Tocantins, porém o índice de internação continua abaixo dos 10% somando os leitos particulares com os estaduais.

A instalação dos hospitais, que tem uma média de 15 dias para ficarem prontos desde o início da montagem, depende do monitoramento constante e diário dos casos.

O governo anunciou no fim de abril o início dos estudos para implantação dos hospitais. Em Palmas, o lugar solicitado foi o Espaço Cultural que já foi cedido pela Prefeitura com sugestão também de outros locais.

Em Araguaína e Gurupi os locais ainda estavam em estudos.

Veja a íntegra da nota:

Nota de esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o hospital de campanha é uma das modalidades de assistência hospitalar que foi aventada por esta Secretaria de Saúde desde o início da preparação para o enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus, contudo, a partir dos estudos preliminares do processo de planejamento e organização das estratégias de intervenção no combate à COVID-19, cuja implementação ocorre concomitantemente com um processo de monitoramento e avaliação, e na medida de sua evolução vai sofrendo alterações, podendo haver reprogramação da organização da disponibilidade do número de leitos em quantidade e localização.

Neste momento, o hospital de campanha ainda é objeto de análise detida, para verificação e confirmação da viabilidade de sua implantação, de acordo com a elaboração dos programas de combate ao COVID-19 no Estado do Tocantins.

Palmas, 04 de maio de 2020

#SóNaGazeta
#HospitaisDeCampanha
#Coronavírus
#Tocantins