A secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, foi escolhida para receber o Prêmio Mulheres das Águas, que revela o protagonismo feminino no setor pesqueiro brasileiro. A premiação é uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e busca reconhecer e premiar mulheres de destaque nesse contexto.
A gestora foi vencedora na categoria Gestão Pública ou Privada e deve receber o prêmio no dia 19 de março, em cerimônia que será realizada em Brasília. “Para mim, é uma imensa felicidade trazer esse prêmio para o Tocantins, porque é um mérito que carrego junto com outras mulheres, lutadoras e desbravadoras da pesca e aquicultura, que não desistem de querer fazer mais e melhor, todos os dias. Então, estou muito feliz e só tenho a agradecer!”, comemorou a secretária Miyuki.
Com experiência no setor da piscicultura por mais de 30 anos, Miyuki Hyashida mudou-se para o estado do Tocantins, nos anos 90, onde fundou e consolidou o empreendimento Aquicultura Fazenda São Paulo, hoje referência na produção de alevinos e formas jovens de espécies amazônicas. À frente da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, ela também tem atuado no fortalecimento de políticas estaduais para fomento do setor.
A premiação chama a atenção para atuação de mulheres na consolidação desse setor que também é fundamental para a economia e a cultura brasileira. A cerimônia reconhecerá o papel de outras mulheres escolhidas nas demais categorias. Segue abaixo o resultado final do Prêmio Mulheres das Águas:
Gestão Pública ou Privada
– Ganhadora:
– Miuki Hyashida
– Local: Palmas/TO
– Indicante: Autoindicação
Menção honrosa:
– Newman Maria da Costa
– Local: Brasília/DF
– Indicante: Abla – Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia
– Camila Gomes Marinho
– Local: Teresina/PI
– Indicante: CNA – Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil