Maju Cotrim
O secretário de Saúde do Estado, Edgar Tollini concedeu entrevista nesta segunda-feira, 18, á TV Anhanguera. Ele falou pontos importantes sobre a expansão da Covid no Estado.
Veja as principais falas dele:
“Hoje o Estado faz cerca de 300 testagens para 100 mil habitantes, ampliamos bastante”, disse.
“Estamos muito insipiente ainda nos dados”, disse sobre a expansão da doença no Estado.
Ele analisou as internações e disse que o Estado está na capacidade de atendimento. “Estamos esperando os respiradores que devem chegar está semana pelo ministério, estou na expectativa desde 15 de abril, São 33 dias de atraso”, disse.
Sobre os hospitais de campanha ele disse: “É muito órgão de fiscalização e controle para estar junto com a secretaria”, comentou ao dizer que já repassou os dados solicitados pelos órgãos. “Ainda estamos dentro da nossa capacidade”, disse sobre os leitos clínicos e de UTI ao citar um número de 212.
A estimativa de gastos com os hospitais de campanha é de R$ 12 milhões por mês incluindo tudo, segundo o secretário. “Preciso de recurso federal, de emendas federais como está auxiliando o outro Estado”, pontuou.
“Como é que vou conseguir recursos? O projeto está caminhando… provavelmente vou a Brasília pessoalmente ver o que temos para ser alocados de recursos”, disse. Ele disse que o ideal seria um repasse de R$ 72 milhões para o Estado.
Sobre o lockdown em 35 cidades ele disse: “Temos hoje 65% dos casos no norte do Tocantins, temos 25% na região central e 10% na região sul”, disse.
Foto: André Araújo
#SòNaGazeta
#Coronavírus
#