Brener Nunes

Polêmica em Gurupi. O secretário de saúde do município, Sinvaldo dos Santos Moraes, foi preso na tarde dessa sexta-feira, 6, após um caminhão de serviços da Prefeitura ser flagrado fazendo uma mudança. A denúncia foi feita pela vereadora Débora Ribeiro (PTB), que chamou a polícia e gravou um vídeo.

Na gravação, Débora chega questionando o motivo do caminhão estar fazendo a mudança do secretário. “Este caminhão é da agricultura familiar. Isso não é prova plantada. Eu estou fazendo um flagrante na casa do secretário de saúde. A mudança veio de Palmas no caminhão da agricultura familiar. E os agricultores precisando de atendimento e não tem. Olha onde está o caminhão. Chama a polícia”, diz a vereadora exaltada.

Vereadora Débora Ribeiro flagrando o secretário de saúde Sinvaldo dos Santos – Foto: Reprodução

“Isso é um crime cometido pela Prefeitura de Gurupi. O que é isso, prefeita? O seu secretário fazendo a mudança dele? Isso não é crime, não?”, questiona Débora.

Assista ao vídeo na íntegra:

Em depoimento, o motorista do caminhão de frete, que não foi identificado, relatou que estava em Palmas fazendo o transporte de mesas, quando foi orientado a passar na casa do secretário para pegar os móveis. Depois disso ele retornou a Gurupi e iria descarregar o veículo na casa de Sinvaldo.

O secretário foi autuado pelo crime de peculato e levado para a Casa de Prisão Provisória de Gurupi.

O crime de peculato é quando um servidor utiliza o bem público em seu próprio benefício e prevê pena de 2 a 12 anos de prisão.

O que diz a Prefeitura de Gurupi

Em nota à Gazeta, a Prefeitura de Gurupi afirmou que não apoia e nem compactua com nenhuma irregularidade, ilegalidade ou abuso no uso e gestão da coisa pública, assegurando apuração quanto aos fatos amplamente divulgados em relação a subtração de uma betoneira e utilização de veículo público para transporte de mudança de servidor.

A gestão ainda informou que após a apuração dos fatos serão adotadas todas as medidas cabíveis, obedecendo aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Caminhão da prefeitura estava fazendo mudança do secretário — Foto: Reprodução