Um importante passo para a oferta de capacitação à população tocantinense foi dado nesta quinta-feira, 30, com a formalização da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Assembleia Legislativa (AL). A iniciativa visa à realização de atividades educacionais, culturais, técnicas e de desenvolvimento científico, voltados para servidores das duas instituições, estudantes da rede estadual e comunidade em geral.
O termo de cooperação foi assinado pela titular da Seduc, Adriana Aguiar, e pelo presidente da AL, deputado Antônio Andrade, durante o evento TCE + Ação, que também visa desenvolver ações de qualificação que beneficiam servidores e a sociedade em geral. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE- TO), Severiano Costandrade, também assinou termo de colaboração com a AL para fins de aperfeiçoamento de servidores dos dois órgãos.
Adriana Aguiar elencou uma série de benefícios que a parceria possibilitará. “Para além das ações de aperfeiçoamento e do compartilhamento de experiências de êxito, bem como fortalecimento das relações institucionais entre Seduc e Assembleia, o objetivo dessa cooperação é também que as atividades educacionais realizadas tenham reflexos na educação para a cidadania ao aproximar a sociedade do Parlamento”, ponderou.
Cursos Presenciais e EAD
Conforme o diretor da Escola do Legislativo, Homero Barreto Júnior, os cursos e formações serão ofertados nas modalidades presencial e a distância. Inicialmente, as vagas destinadas à população serão nos cursos de inglês, canto coral e preparatório para concursos. “Essa parceria possibilitará a expansão das ações que já temos, além da implementação de novas atividades educacionais e de capacitação que irão atender não apenas os servidores da assembleia, mas também das câmaras municipais, da Seduc, estudantes e a comunidade em geral”, explanou Homero Júnior.
Para o estudante Guilherme dos Santos, de 15 anos, aluno da Escola Família Agrícola de Porto Nacional (EFA – PN), que participou do evento, a oferta de vagas para o público estudantil contribui para a empregabilidade dos jovens atendidos. “Temos que estar sempre buscando o conhecimento como alunos e como profissionais. Poder ter acesso a cursos gratuitos é muito bom e só aumenta as chances de termos trabalhos bons”, analisou.
Em seu discurso, o presidente da AL ressaltou que a iniciativa visa ainda “levar a Assembleia para perto da população. Todos esses cursos são para que nossa comunidade possa usufruir. É uma ação que vai beneficiar a população do Tocantins, dando capitação para o mercado do trabalho e oportunizando a formação para os que já são servidores”, frisou Antônio Andrade.
O presidente do TCE reforçou a relevância das parcerias em prol da população e do desenvolvimento do Estado. “A cooperação entre o poder legislativo e o executivo é de extrema importância para que, reunidos, possamos levar o conhecimento a todos os rincões do nosso Estado”, enfatizou Severiano Costandrade.
Visita à AL
Além dos estudantes da EFA de Porto Nacional, também estiveram na Assembleia Legislativa os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Natividade. Os estudantes, que são atendidos pela Escola Especial Tia Coracir Sena Fernandes, fizeram uma visita guiada na casa de leis.
fonte: ASCOM SEDUC