Os candidatos à Prefeitura de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e Janad Valcari (PL) vão ao 2º turno no dia 27, e a Gazeta compara suas propostas para a área de segurança pública, com foco na proteção dos cidadãos e no combate à criminalidade. As propostas variam desde a modernização da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) até a criação de políticas de segurança integrada.

As propostas dos candidatos refletem diferentes abordagens para a segurança pública em Palmas. Eduardo Siqueira Campos foca na modernização e fortalecimento da Guarda Metropolitana, Janad Valcari enfatiza a integração de políticas públicas e o combate às desigualdades sociais. A escolha do eleitorado será determinante para definir qual dessas visões prevalecerá na gestão da segurança pública em Palmas nos próximos anos.

Veja as principais propostas de cada um para a Segurança:

Eduardo Siqueira Campos

Eduardo Siqueira Campos tem como objetivo central garantir a proteção dos cidadãos e a manutenção da ordem social em Palmas. Suas propostas para a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) são robustas e incluem:

  1. Autonomia e Reestruturação: Eduardo pretende conceder autonomia à GMP, transformando-a em autarquia diretamente ligada ao Gabinete do Prefeito. Ele também propõe aumentar o efetivo da Guarda, dando posse imediata aos aprovados e convocando os integrantes do cadastro de reserva. Outra proposta é a construção de uma sede definitiva para a GMP.
  2. Presença nos Bairros e Equipamento: A descentralização das unidades da GMP é um ponto forte de sua proposta, com a criação de unidades em bairros estratégicos, considerando a proporção populacional. Eduardo também pretende modernizar e equipar a GMP, incluindo a criação de um departamento de Inteligência que implantará um Sistema de Monitoramento Inteligente em toda a cidade.
  3. Plano de Carreira e Aposentadoria: Ele também quer resgatar o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) da GMP, defasado há mais de 20 anos, e criar uma Lei de Aposentadoria para os servidores que exerçam atividades insalubres.
  4. Projetos Sociais e Ambientais: Eduardo pretende descentralizar e fomentar projetos sociais como a Orquestra e Coral da GMP, além de implementar o projeto Patrulha Rural Ambiental para atender as necessidades do entorno de Palmas.
  5. Defesa Civil: Na área da Defesa Civil, suas propostas incluem estruturar a equipe com equipamentos adequados, criar um ambiente adequado para sua atuação, fortalecer a cooperação com o Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e elaborar o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Janad Valcari 

Deputada Estadual Janad Valcari - Foto - Divulgação/Aleto

Candidata Janad Valcari – Foto – Divulgação/Aleto

Janad Valcari, por sua vez, foca em um plano de segurança pública que busca não apenas combater a criminalidade, mas também abordar as causas sociais que a alimentam. Suas propostas incluem:

  1. Plano Municipal de Segurança Pública Integrado: Janad propõe a elaboração de um Plano Municipal de Segurança Pública integrado com os demais entes federativos, em conformidade com a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Ela ressalta a importância de uma segurança pública eficiente para o bem-estar social e econômico de Palmas.
  2. Reestruturação da GMP e Ampliação do Efetivo: Suas propostas incluem aumentar e qualificar o efetivo da GMP, agentes de trânsito e defesa civil, além de promover uma reestruturação administrativa, física e logística dessas forças.
  3. Infraestrutura e Tecnologia: Janad planeja modernizar a infraestrutura e os equipamentos das forças de segurança, criar bases comunitárias da GMP em pontos estratégicos e ampliar o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Ela também propõe dobrar o número de câmeras de videomonitoramento em espaços públicos e instalar totens de segurança com botão de pânico.
  4. Iluminação Pública e Mobilidade Urbana: A candidata quer manter 100% da rede de iluminação pública funcionando e implementar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana para garantir maior segurança viária. As blitzes da Lei Seca também seriam intensificadas para coibir acidentes causados por motoristas alcoolizados.
  5. Blitz do Silêncio e Patrulhamento Preventivo: Ela propõe a criação das “Blitz do Silêncio” para combater a perturbação do sossego e quer realizar patrulhamento preventivo em 100% das vias e espaços públicos.
  6. Defesa Civil: Janad também apresenta propostas para a Defesa Civil, como a ampliação do Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio), além da criação do Projeto de Agente Voluntário Ambiental de Palmas (AVAP), que visa combater as queimadas.