Mesmo diante da crise, há notícias positivas sobre os avanços da ciência e a situação brasileira diante da pandemia

Em meio à pandemia e à rápida difusão do coronavírus pelo Brasil e as complicações econômicas que isso invariavelmente acarretará, é fácil se perder entre incontáveis notícias negativas. No entanto, também há motivos para ser otimista em relação aos avanços no combate ao vírus.

1. A maior parte dos casos são leves

Infelizmente, as mortes estão se acumulando, e elas incluem até mesmo pessoas jovens e que não faziam parte de um grupo de risco específico. No entanto, a maioria absoluta das pessoas que forem contaminadas com o coronavírus sentirão sintomas leves ou simplesmente não desenvolverão nenhum sintoma. Estima-se que cerca de 80% dos contaminados se enquadram nesta categoria.

Claro, isso traz algumas complicações: pessoas com sintomas leves ou sem sintomas têm menos incentivos para se isolarem em suas casas, facilitando a propagação do vírus, mas é um fato que a maioria dos casos não serão letais. Nos países que têm testado sua população de forma ampla e que conseguem detectar melhor os casos assintomáticos ou leves, a mortalidade fica entre 1% e 2%.

Contudo, mesmo que a maioria dos casos seja leve e não-letal, é importante respeitar as medidas de contenção e evitar aglomerações e espaços públicos para não levar o vírus até uma pessoa que esteja no grupo de risco. Isso vale tanto para não contaminar alguém na rua, quanto para não trazer da rua o vírus para infectar alguém na sua casa.

2. Há bem mais curados do que mortos

As estatísticas não mentem. Até o momento, o número de casos fatais de Covid-19 está na faixa dos 93 mil, enquanto os casos recuperados já superam os 346 mil.

Quando se leva em consideração que o mundo inteiro sofre com a falta de testes para detectar os casos leves e assintomáticos, o número de recuperados desconhecidos tende a ser bem maior. Em contrapartida, as mortes precisam passar por análise, reduzindo o percentual de casos letais desconhecidos.

3. Os testes estão chegando

Uma das dificuldades no combate efetivo ao coronavírus no mundo inteiro tem sido a escassez de kits para testar os casos suspeitos de Covid-19, o que causou um surto de demanda global e dificultou sua importação. No Brasil, aos poucos as soluções internas começam a aparecer, mesmo com a falta de reagentes vindos do exterior.