A 41ª edição da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada chegou ao fim com a conquista do primeiro lugar pelos atletas da equipe tocantinense com 579 pontos no quadro geral, seguidos pela Federação da Bahia com 549 pontos e a equipe do Pará ficou com o terceiro lugar com 407 pontos no total. As provas aconteceram nos dias 17, 18 e 19 em Palmas e reuniram competidores de 14 estados brasileiros. A seleção tocantinense é formada por 33 atletas e o resultado pode conferido aqui. Já o quadro geral de pontos pode ser acessado por meio deste link.

“A maioria dos atletas da seleção tocantinense é do interior do Tocantins, estamos investindo nesta categoria infanto-juvenil e sempre nos preparando para essa competição, esses esforços conjuntos fizeram com que o Tocantins fosse campeão pela primeira vez da Copa Norte-Nordeste de Ciclismo. Só temos a agradecer a todos os que colaboraram e atuaram neste evento e aos ciclistas participantes”, destacou o presidente da Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC), Marcelo Leão, acrescentando que “foi uma competição muito bem avaliada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)”.

O presidente da Federação do Amazonas, Juliano Macanoni, veio para a competição com sete atletas inscritos em sua equipe e falou das dificuldades e falta de patrocínio. “Nossa equipe veio com muita garra, com pouco apoio, pois lá o poder público e privado ainda valorizam pouco o ciclismo. As equipes se ajudam, e a gente só conta mesmo é com a força de vontade dos atletas. Viemos e garantimos medalhas e estamos felizes por ter participado desta festa tão grandiosa do ciclismo da região Norte-Nordeste aqui em Palmas”, contou o ciclista que é empresário em Manaus e há mais de 25 anos é atleta de Mountain Bike.

A família do ciclista Vitor Firmino veio em peso torcer pelo atleta que defendia o Tocantins na prova Juvenil. Com 18 anos, Vitor trabalha como Jovem Aprendiz numa empresa e costuma treinar sozinho. Estavam acompanhando as pedaladas do estudante sua mãe Fraciene, o padrasto Deives, a irmã Natália e irmãozinho Pietro, de sete anos. “Estou muito feliz em representar o Tocantins e em ter minha família me apoiando. Eu treino todos os dias e sei que o esporte mudou a minha vida. Já é a quarta vez que participo da Copa Norte-Nordeste”, conta Vitor.

O policial militar aposentado Odinircio Soares Coutinho veio do Amapá até Palmas para participar de sua primeira prova. Ele conta que treina há cerca de um ano e após a Copa decidiu que vai se preparar para ser um atleta profissional em sua faixa etária. “Esse evento mudou a minha vida, hoje sou um homem diferente do que chegou aqui no Tocantins, fiz amigos atletas, recebi orientações e vi que posso ser melhor, posso me dedicar mais e decidi que vou fazer isso. Volto para o Amapá com outra visão de vida” disse Coutinho.

Fonte: Secom Palmas