Direto da AL: Maria José Cotrim

Uma sessão vazia e com apenas seis deputados aconteceu nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa quando centenas de mulheres de movimentos sociais ocuparam a Casa de Leis. Nem o presidente da Casa de Leis que é pré-candidato ao Governo, Mauro Carlesse esteve presente. A única mulher presente foi Valderez Castelo Branco do PP. Ela falou do dia dedicado às Mulheres e se colocou à disposição sobre as reivindicações. “Esta Casa de Leis jamais fará nada contra as mulheres”, disse. No momento que ela falava várias mulheres cantavam e faziam barulho.

Após a sessão ser suspensa a deputada Luana Ribeiro chegou em plenário.

A sessão foi presidida pelo deputado, José Roberto Forzani. O painel apontava presença de 14 deputados mas só seis foram a plenário.

O deputado Elenil da Penha foi o primeiro a pedir que as lideranças da manifestação fossem ouvidas pelos deputados.

O deputado Ricardo Ayres também defendeu o recebimento das líderes. ” O Tocantins infelizmente deixa a desejar nos índices de violência contra a mulher. Esta casa precisa parar para refletir”, disse.

Centenas de mulheres, dentre elas quebradeiras de coco de quatro estados que reivindicam a derrubada de projeto que pode atrapalhar o trabalho delas.