Capital continua com 16 diagnósticos positivos do coronavírus (Covid-19) até esta segunda-feira, 13. O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) divulgou também que já somam 319 descartados e 860 notificações de síndromes gripais. O COE atualiza e publica os dados diariamente por meio do seu Boletim Epidemiológico.
Das pessoas que contraíram a doença, uma encontra-se hospitalizada na unidade de terapia intensiva (UTI) em estado grave, conforme boletim médico divulgado pelo hospital particular nesta segunda. Oito pacientes se encontram em isolamento domiciliar e os outros sete estão recuperados. O Tocantins continua sendo o único estado brasileiro a não registrar óbito por Covid-19.
Quanto às formas de transmissão, dos 16 casos confirmados em Palmas, três foram infectados no exterior, seis contraíram o vírus em outros estados brasileiros e outros seis tiveram contato com moradores de Palmas que estavam infectados. O caso mais recente, descoberto no último domingo, 12, ainda está em investigação pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus).
De acordo com Ministério da Saúde, Palmas encontra-se com epidemia localizada em casos relacionados a viagens ou contatos em monitoramento, pacientes confirmados em isolamento domiciliar e existe possível transmissão comunitária. Por causa desse cenário os órgãos de Saúde recomendam como medida preventiva o distanciamento social para reduzir a velocidade da transmissão e permitir a aplicação das ações dos planos de enfrentamento e contingência.
Veja o Boletim Completo
Cenário no Brasil
Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, até as 17 horas desta segunda-feira, o Brasil totalizava 23.430 casos de Covid-19, com 1.328 óbitos, revelando um crescente índice de letalidade de 5,7% dos casos confirmados. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados da doença.