Maria José Cotrim
Os concursos da Assembleia Legislativa do Tocantins e da Polícia Militar são os dois mais esperados para o Estado este ano. Nenhum deles tem ainda data para lançamento do edital e enquanto isso os concurseiros já se preparam nos cursinhos em busca da tão sonhada estabilidade.
O Concurso da Polícia Militar está em fase de licitação para contratação da empresa. A Gazeta do Cerrado apurou que não há nenhuma nova informação nem previsão do edital. O certame deve prever cerca de 1000 vagas, conforme o Comandante da Polícia Militar já informou, porém sindicatos querem um número maior de vagas devido ao baixo efetivo no Estado.
O Comandante Coronel Glauber afirmou á Gazeta que espera de 70 a 100 mil inscritos no certame.
Assembleia
Já o certame da Assembleia Legislativa também segue sem data. O novo presidente Mauro Carlesse (PHS) assim que assumiu disse que fazer o certame era uma de suas prioridades. No momento ele determinou que a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio) faça a devolução dos valores de quem fez a inscrição.
Sobre a possibilidade de novo concurso, a Assembleia disse que há um estudo interno em andamento a fim de levantar a necessidade de servidores, mas que nada está decidido ainda.
O concurso da Assembleia Legislativa do Tocantins foi lançado em outubro do ano passado, mas anulado em novembro. O decreto 740/2016 foi aprovado por 14 votos a favor e cinco contra, anulando todos os atos do edital. O certame previa 91 vagas para contratação imediata e outras 74 para o cadastro reserva, em cargos de nível médio e superior. Os salários iam de R$ 5 mil a R$ 25 mil. As provas seriam aplicadas no dia 18 de dezembro.
Segundo a Assembleia, a estimativa é que pouco mais de mil pessoas se inscreveram para realizar o concurso.