Parte da história e dos conflitos da população negra no Brasil chega à tela do Cine Cultura nesta quarta-feira, 21, na Semana do Cinema Negro, evento alusivo ao Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro. A abertura acontece na terça-feira, 20, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), do Morada do Sol, às 16 horas, com a exibição do curta metragem Cores e Botas.

A semana é promovida pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com a Spatium Audiovisual, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), e a Fundação Municipal de Infância e Juventude e Secretaria Municipal de Educação (Semed). As exibições serão gratuitas e seguem até 25 de novembro.

De acordo com um dos produtores do evento, Nival Côrrea, a Mostra exibirá o que há de mais atual na filmografia brasileira sobre a questão racial. Serão exibidos os filmes nacionais: Vazante; A Última Abolição, Cores e Botas, produzidos entre 2012 a 2018, e o Americano Um Limite Entre Nós.

“O objetivo é mostrar no cinema os conflitos que os negros enfrentam em razão da questão racial, como o racismo e a descriminação”, afirma Côrrea. A cultura negra tocantinense também estará na Mostra, com o filme, O Giro da Folia, de Luiz Neiva, sobre a Folia do Espírito Santo de Monte do Carmo. A exibição contará com a presença do Diretor.

 

 

Fonte: Secom Palmas