Maju Cotrim

2023 vai chegando ao fim e ficará marcado até o momento como um ano onde a convergência política maior parte do tempo conduziu as relações políticas do Tocantins. Mesmo com alguns “mimimis” e incômodos políticos de uns com outros principalmente na base do governo. 

Um ano com mudanças no governo federal com o retorno de Lula, de consolidação da gestão do governador Wanderlei Barbosa e também de muitas sinalizações de várias partes.

Um dos atores políticos do Estado, senador Eduardo Gomes, presidente do PL, teve um ano onde mostrou que continua em alta nacionalmente mantendo destaques no Congresso e envolvido em grandes temas  como Inteligência Artificial e outros.

Á nível estadual sempre reafirmou estar pronto para ajudar o Tocantins e o governo Wanderlei Barbosa e focou na destinação de recursos para os municípios.

Em conversa em Gurupi esta semana, analisando o momento do Estado, Eduardo Gomes sempre mostra tranquilidade sobre o processo e as várias pretensões que já vão sendo colocadas. Seu atual mandato vai até 2026, quando disputará nova eleição estadual.

Questionado por um amigo político se em 2026 ele poderia ser candidato ao governo ele pontuou: “Em 2026 sou candidato a tudo”, comentou ao pontuar que se houver amplo diálogo das forças políticas há espaço para todos.

Em outro momento, desta vez em discurso, ele disse: “Se organizarmos os desejos e vontades de trabalhar é possível atravessar algumas décadas de desenvolvimento com menos brigas e mais resultados para a população”, sinalizou.

“Todos os mandatos tem prazo então temos que aproveitar enquanto eles ainda estão existindo”, completou ainda.

Voltando á conversa, Gomes comentou ainda ao mencionar o campo de possibilidades para 2026: “Ninguém chega onde cheguei por sorteio”, se referendo a sua biografia política e sua forma de fazer política com convergência.

Em 2026 serão duas vagas para o Senado e com tanto tempo pela frente muita coisa ainda pode mudar. Vale destacar a postura política do governador Wanderlei de evitar antecipações e focar no momento na condução do Estado.

Sobre Gomes e Wanderlei ambos sempre destacam a amizade desde os tempos que foram vereadores juntos e em Gurupi Gomes mandou o recado aos que perguntam se ele está afinado com o governador. “Pra ter que afinar primeiro tem que desafinar coisa que nunca aconteceu”, disse.

O Estado vem consolidando líderes estaduais importantes e após o resultado das urnas em 2024 é que 2026 começará a se desenhar.