O Programa Calha Norte foi criado em 1985 para contemplar a região norte e dois estados do centro-oeste com fronteiras internacionais, para implementar ações junto aos municípios isolados e carentes de políticas públicas. À esta época, o estado do Tocantins , que só passou a existir em 1988, pertencia ao então de Goiás.  Com sua criação, passou a integrar a região norte e portanto, com direito a receber ações do Calha Norte, já que possui condições econômicas/sociais dependentes e  merecedoras da atenção governamental para atendimento à sua população.

Atento à esta realidade, o senador Eduardo Gomes, MDB/TO, encaminhou ofício ao Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, solicitando a inclusão do estado do Tocantins no Programa Calha Norte.

“Nosso Estado ainda possui regiões isoladas. O Programa Calha Norte é uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico e social, capaz de dar um horizonte de esperança aos nossos irmãos até então abandonados à própria sorte. A região do Jalapão é um exemplo clássico onde belezas naturais admiradas em todo o mundo, convivem com uma população carente e sem condições sequer de se locomover pela precária condição de suas estradas. E várias outras cidades de várias regiões estão ilhadas sem ligação asfáltica e sem atendimento básico de saúde”, afirmou.

​Ele disse ainda: “Confio plenamente no apoio do Ministro da Defesa e na decisão do presidente Bolsonaro para reparar essa injustiça histórica”, afirmou o senador Eduardo Gomes.