A senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO) esteve nesta terça-feira, 13, reunida com a Ministra da Cultura Margareth Menezes para buscar o apoio do ministério em projetos para o desenvolvimento da cultura tocantinense. Acompanharam a parlamentar o secretário estadual de Cultura, Tião Pinheiro, a secretária executiva de Cultura do Estado, Valéria Kurowski, e o secretário de Representação, Carlos Manzini.
Dentre as solicitações feitas à ministra na audiência estão o aporte técnico e financeiro para a estruturação do Sistema Estadual de Cultura; a aquisição de um MovCeu, que é um veículo cultural itinerante; implantação de CEU da Cultura nos municípios de Gurupi e Arraias, além de veículos e recurso financeiro para prédios históricos tocantinenses.
Segundo a Professora Dorinha, esses são projetos e ações estruturantes de investimento permanente, o que vai contribuir significativamente na geração de emprego, renda e, principalmente, na preservação da cultura tocantinense.
A ministra foi bastante receptiva às solicitações apresentadas, citou recursos que o Tocantins já recebeu via Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc, na ordem de R$ 72 milhões, e reforçou que o ministério que ser parceiro do Tocantins no fortalecimento da cultura.