Na noite da sexta-feira (19) a Senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO) participou de um jantar oferecido pela ASPA, Associação Estadual dos Papiloscopistas Policiais Civis e pela Fenappi, Federação Nacional dos Peritos em Identificação para a bancada federal, onde foi uma das homenageadas, por ter destinado recursos para o Instituto de Identificação do Tocantins, via Secretaria de Segurança Pública.
Durante o evento foi lançado e apresentado o sistema ABIS, Sistema Automatizado de Identificação Biométrica no estado do Tocantins. O ABIS permite cruzar e analisar informações biométricas com uma base de dados abrangente, facilitando a identificação de suspeitos e agilizando a investigação criminal. Essa ferramenta oferece uma vantagem estratégica, permitindo combater a criminalidade de maneira mais efetiva e proteger nossa população.
A Senadora Professora Dorinha Seabra articulou junto a bancada Federal em 2018 para que a emenda fosse destinada para a Secretaria de Segurança Pública. A implantação do sistema está sendo possível graças à emenda dos parlamentares no valor de R$ 20 milhões. Mais de R$ 100 milhões já foram destinados para atender as forças de segurança do Tocantins (Polícia Civil e Militar, e Corpo de Bombeiros).
“O ABIS é um sistema revolucionário, ele agilizará na identificação de criminosos e auxiliará os trabalhos da nossa polícia, contribuindo para dar um salto de qualidade nas investigações. Será um avanço tecnológico muito importante para o Tocantins, com a qualificação do banco de dados. É para isso que trabalhamos, por um Tocantins melhor e mais seguro para todos os tocantinenses”, disse a senadora Professora Dorinha.