Enquanto cidades do Tocantins podem registrar pancadas de chuvas, outras podem ter máximas de até 43 graus.

 

Previsão de chuva e altas temperaturas marcam final de semana no Tocantins — Foto: Reprodução/Lia Mara/Prefeitura de Palmas

 

Depois que algumas cidades do Tocantins registraram chuvas ao longo da semana, a pergunta que fica é: vai cair mais água? Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabete Alves, há previsão de chuvas para região norte do estado e uma pequena possibilidade para a região central.

 

“Essa região em azul e verde-escuro é mais provável. Principalmente a azul. Região mais ao norte. Na previsão o modelo coloca muitas nuvens sem chuva, mas pode mudar amanhã. Irá ficar bem instável, favorecendo a chuva”, disse.

 

Região coberta de azul tem mais probabilidade de chuva — Foto: Reprodução/Inmet

 

Segundo as previsões, as chuvas na região central dependem dos ventos e umidade. Em Palmas, no final de semana, a temperatura máxima será de 38 °C e mínima de 26.

 

“Tem uma pequena possibilidade na região central. Porque está muito quente e se tiver um pouco mais de umidade dá uns chuviscos. A previsão nesse período é difícil. Não sabemos onde concentra umidade porque depende do vento e são pontuais”, explicou Elizabete.

 

Cidades acima dos 40 graus

Apesar das previsões de chuvas, cidades mais ao sul do Tocantins podem registrar temperaturas acima dos 40 °C, segundo o Inmet.

 

Em Peixe, a temperatura pode chegar a 43 °C no sábado e 41 °C no domingo. A umidade mínima deve variar entre 20% e 10%.

 

Já em Gurupi, a máxima pode chegar a 42 °C com umidade mínima de 10% no sábado (28). Já no domingo a máxima será de 40 °C e mínima de 24.

 

Natividade terá temperaturas de até 43 °C no sábado e 40 °C no domingo. A umidade mínima do ar será de 10%.

 

Avenida de Palmas sob o sol forte — Foto: Lia Mara/Prefeitura de Palmas

 

Esse calor está relacionado com o bloqueio da passagem de frentes frias e a seca na região Amazônica, que tem afetado os ventos que deveriam vir do norte para favorecer temperaturas mais amenas no Tocantins.

 

Depois de quase 130 sem chuva

 

Palmas registrou uma chuva forte na última quinta-feira (26). Por causa dos ventos uma árvore caiu na região sul da capital e trechos de Taquaralto ficaram alagados. A cidade ficou 128 dias sem chuvas e bateu recorde de altas temperaturas por dois dias seguidos, antes das águas caírem.

 


Chuva registrada na região sul de Palmas — Foto: Reinaldo Carvalho/g1

 

Outras duas cidades também registraram chuvas nesta semana, no dia 24. Os moradores de Tabocão foram surpreendidos com um temporal que chegou a derrubar a estrutura do estacionamento de um posto de combustível em Tabocão.

 

No norte do estado, a chuva em Dois Irmãos foi forte e teve a presença de granizo.

 

 

(Fonte: g1 Tocantins)