Desde o início da manhã desta segunda-feira, 17, uma equipe do Tocantins do Centro de Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO) está realizando voo de monitoramento, transporte de brigadistas e lançamentos de água pelo helibalde na Serra Geral em Natividade, na região sudeste e 200 quilômetros de Palmas.

O objetivo é dar combate às dezenas de focos de incêndio que há quatro dias provocam queimadas na Serra Geral. Dessa forma, num trabalho integrado com as equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Natividade e sete brigadistas, a aeronave Tocantins 1 está dando suporte para que em terra as equipes possam agir com efetividade e apagar os focos. Foram feitos nessa manhã  16 lançamentos de água com o helibalde.

O trabalho das equipes prossegue nesta tarde de segunda-feira. Conforme afirma o Diretor Executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, major Alex Matos Fernandes do Corpo de Bombeiros, o objetivo é dar efetividade ao combate aos focos de incêndio. Para isso, o trabalho integrado das equipes que estão no local é de vital importância para o sucesso da operação. Segundo o major Matos, pela manhã foram realizadas ações de avaliação preliminar, lançamentos de brigadistas nos local e o combate aos focos.

Conforme o operador aerotático do Ciopaer, piloto major Dennys Dalla, a operação no local é delicada, de difícil acesso e nesta segunda-feira foi ainda mais difícil por conta das condições climáticas: muito quente e ventos. “Mas, conseguimos fazer o monitoramento e passar a localização dos focos para as equipes”, observou o major Dalla ao ressaltar que também foram realizados 16 lançamentos de helibalde pela manhã e que a meta para o período da tarde é fazer o mesmo número de lançamentos.

Ciopaer

 A Diretoria do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) é vinculada à Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins. O Ciopaer é composto por agentes das Forças de Segurança, sendo: Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Fonte: SSP