De Aurora- Maju Cotrim

São quase 80 mil  visitantes por ano no roteiro Aurora/Lavandeira. Pelo menos 17 atrativos já abertos atualmente na cidade. Aurora, cidade que fica no Sudeste tocantinense e nas Serras Gerais vai se preparando para melhorar a estrutura e o trade.

Há tempos a cidade não pode mais ser resumida apenas ao lindo Rio Azuis. O local segue atraindo sim turistas, estava lotado neste sábado e fortalece ainda mais o fluxo na cidade.

O município deve voltar pro mapa do turismo. “Está tudo pronto, foi formado o Contur”, explicou á Gazeta a secretária de Turismo, Thaís Amorim.

São 17 atrativos. No Roteiro Aurora/ Lavandeira: a praia do Pequizeiro, Poço Paraíso, Puçá, Poço Azul, Cachoeira do Sombra e a das Andorinhas.

Em Aurora o Balneário Douradas, Cantinho do Sonho, Rancho Busca-pé, Racho Sonho Meu, Pé de Deus, Escorrega do Betim, Caverna Sabia, Estância Jaqueline  e os Azuis.

A gestão municipal comandada pelo prefeito Luzinei de Jesus Silva, conhecido como Ney, tem voltado os olhos para fortalecer o turismo e gerar renda e economia para a população. Aurora recebe o ano todo turistas do Tocantins, Goiás, Brasília e começou a entrar até na rota de quem vai para o jalapao.

“O primeiro passo foi formar o conselho municipal de Turismo que é presidido por Paulo Vitor Máximo, depois partimos  para chamar a comunidade e montamos um grupo maior incluindo os donos de comércio de Aurora onde são divulgados cursos e discutidos os gargalos do trade turismo “, explicou a representante de turismo da gestão.

A cidade faz um esforço com a feirinha Noturna Bistrô do mato na praça da Matriz para ter opção para o período da noite.

Nas estratégias estão a Busca de parcerias institucionais, Cursos de capacitação inclusive uma das formações esperadas que é a de guias, profissionais cada vez mais necessários e em demanda na região.

A cidade vai aumentando os investimentos na área, o trade vai se fortalecendo e buscando capacitação e muita gente começa a ir para a cidade em busca de uma nova vida.

Jair Fernandes de 48 anos é um deles. Ele largou a vida de professor de capoeira em Campos Belos e hoje vive como vendedor de artigos de praia perto do Rio Azuis. “Vim para visitar e aqui fiquei e estou construindo minha vida”, disse.

Investimentos, melhoria nas estruturas, linhas de crédito para os empresários, melhoria no sinal telefônico e outras desafios do turismo na cidade não são maiores que a vontade da comunidade de ver Aurora cada dia mais estruturado para se tornar ainda maior e melhor como polo de turismo do Sudeste.

A Gazeta apoia e acompanha todo esse processo!

Veja fotos


FOTOS GAZETA DO CERRADO