MAJU Cotrim

O turismo na região das Serras Gerais do Tocantins foi tema de evento na noite desta quarta-feira, 24, em Palmas no Memorial Coluna Prestes. A solenidade foi multicultural prestigiando aspectos da cultura e turismo numa ação integrada de governo e iniciativa privada para ordenar o turismo no local.

A intenção é junto com técnicos, operadores, gestores e pessoas que vivem da área fortalecer as políticas e valorizar todos os atrativos da região. Um vídeo mostrou os principais atrativos da região e além disso grupos culturais da cidade apresentação a Suça e outras manifestações culturais típicas.

O Grupo de Suca de Natividade, composto por alunos e adolescentes, arrancou aplausos e encantou a noite.

O presidente da Agência de Turismo e Cultura do Tocantins, Tom Lyra falou do papel no Estado para promoção e estruturação do turismo.

Em seu discurso ele lembrou da população do Estado e da necessidade de renda e emprego. “O Tocantins começa a sair de um ciclo de pobreza”, disse.

Segundo ele, uma sociedade fragmentada é facilmente vencida pelo medo. “A história do nosso Estado ainda não acabou e hoje mais que nunca precisamos de ideias novas. Há sempre alternativas”, disse.

“O futuro passa pelo Turismo e passa pelo Tocantins”, disse ao pregar a valorização dos empresários e do turismo. “O Tocantins não é uma opção, é a nossa condição. O nosso futuro”, disse.

Ele fez um histórico da cultura e turismo na região norte e criação do Tocantins. “Temos que superar as fragilidades do passado”, disse.

Eles disse que o ensino e exploração do turismo é importante para o crescimento do Tocantins. “Chegou o tempo de dar um novo rumo ao nosso Estado. Tocantins tem que se organizar dentro de si. Não conseguiremos ser alguém no Brasil e no mundo se formos ninguém dentro de nos”, disse.

Ele disse que no atual governo ele quer ocupar um papel no futuro do Tocantins. “Estou trabalhando todos os dias oara mudar a realidade do Tocantins. O turismo é a base necessária, é mais que obrigação”, afirmou.

Tom disse ainda que o Estado tem tudo pra sair de uma questão periférica. “O turismo vive de liberdade”, afirmou ao agradecer o apoio do governador à área.

A moradora de DIANÓPOLIS, que é uma das mobilizadoras do trad turístico, Fernanda Taina Castro falou dos destinos em oito municípios da região. “Não oferecemos apenas uma foto bonita e sim uma conexão com um Tocantins que você nunca viu”, disse. Ela disse que são mais de 25 atrativos formatados segundo as normas da ABNt e três ecossistemas.

A região tem ainda um santuário para quem gosta de ecoturismo e roteiros para todas as idades. Sobre a cultura, ela disse que as manifestações são produto e fazem parte dos roteiros. Na área de gastronomia e hospedagem também há muitas surpresas. “Aqui o turista se conecta com o morador local “, disse. Os condutores são especializados em cada destino.

A estratégia dos roteiros terá apoio local e ainda através de feitas e acesso ao mercado nacional. “As Serras Gerais existe e está sedento para receber vocês e o Brasil”, disse.

A Consultora do Sebrae, Tatiana falou sobre a atuação de operação e ordenamento de Turismo, o que demanda recursos humanos e financeiros. Ela explicou a necessidade de estrutura para o ordenamento turístico.

O professor da UFT e coordenador do Curso de Turismo em Arraias falou dos desafios para a área e que a universidade trabalha para possibilitar a condição técnica e profissional.

O evento foi muito prestigiado por prefeitos de municípios da região e demais secretários de Estado. O secretário de Comunicação, João Neto representou o governador Mauro Carlesse.

Riqueza cultural

O evento teve a parte de painéis e a prática com apresentações das Cavalhadas de Taguatinga, capiterapia de DIANÓPOLIS e Suça de Natividade.

Veja fotos: (Fotos: Emerson)