De Aurora – Maju Cotrim
Aurora do Tocantins sempre teve como símbolo o menor Rio do Brasil, os Azuis. Entrou no Guinness Book por isso. Recebe caravanas de turistas de todo o Brasil há anos por isso. Quem não quer uma foto nos Azuis!?
A cidade, no entanto, vive um novo momento de fortalecimento do turismo com outros roteiros também preparados para receber turistas de todos os gostos. Aurora merece ser Mais divulgada e ter o protagonismo turístico merecido no cenário estadual.
Peguei a estrada para conhecer a Praia do Puçá como sugestão de um amigo. 24 km de estrada de terra mas em bom estado e com acesso de qualquer tipo de veículo. Sinalização 100% e já na estrada um turismo de contemplação com paredões lindos. Como eu nunca tinha ido lá? Essa é a pergunta que a gente mais se faz na região. É Tocantins e eu não conheço? Será que estamos com os olhos sempre voltados para fora e nem conhecemos nosso próprio Estado?
Chegando na organizada Praia do Puçá o pioneiro Alex recebe junto com sua esposa, Thaís. Mostra orgulhoso detalhe por detalhe. Aurora não se preocupa com quantidade mas com qualidade em quem vai ter a experiência na região. A Praia fica na verdade no território de Lavandeira mas o acesso é por Aurora. Outra necessidade: a de integração enquanto rota turística de tudo que essas duas cidades podem oferecer e o retorno que isso pode gerar para as duas comunidades.
Além da beleza exuberante dos atrativos o prazer em receber é uma marca do local. Fomos conhecer ainda o “Escorrega do Betim”, o senhor quase sexagenário que já pensou em vender a Terra por não saber o que fazer com o local. E que lugar! Desde mensagens de autoestima na trilha até ele esperando já no estacionamento e sinalizando onde colocar o carro. De botina lá vem a esposa que atrai todos pelo famoso frango caipira e a carne de lata. No escorrega, crianças e pais celebram as boas memórias da infância. Como eu não conhecia isso antes?
Para entrar custa 25 reais a partir de 12 anos, meia entre 8 e 12 e liberado para crianças até 8.
Conta com estrutura de camping e os valores são os mesmos da entrada.
Aurora está pronta para levar adiante e profissionalizar o Turismo de base comunitária com empoderamento dos moradores e a formação de agentes. O turismo lá gira em torno da iniciativa dos próprios donos de atrativos e o poder público precisa entrar com uma forte política de divulgação e valorização deste potencial através de uma força tarefa de união de forças para ampliar, capacitar, orientar e transformar a atividade que já pulsa na maior responsável pela geração de empresa e renda neste pós pandemia.
Sr França, proprietário de hotel tradicional na cidade, está com a obra de ampliação parada em razão dos efeitos da pandemia. Os empreendedores precisam de apoio, linhas de crédito e orientação de como buscar.
Aurora é estratégica para a retomada pós pandemia não só pelo potencial mas porque pode evoluir ali um movimento forte de mudança de visão do turismo. Conheci o casal paulista de professores Márcio e Cínthia com quem passei o dia. Escolheram passar nove dias na região porque descobriram que os atrativos ainda não são tão visitados como o jalapão, por exemplo e foi justamente isso que levou á escolha. O Márcio me deu uma aula com nomes e características dos atrativos da região: como eu não sabia disso antes?
Aurora pode e está pronta para receber ainda mais nas várias nuances do turismo. Gestões municipais, governo estadual, parlamentares e principalmente mais atenção de nós tocantinenses em prestigiarmos e preservarmos tanta beleza e também as pessoas que desbravaram e investiram lá. Algumas conquistas já estão garantidas e a caminho com investimentos via Calha Norte, pela primeira vez na história da cidade através de articulação do senador Eduardo Gomes junto ao governo federal. A cara da cidade também vai começar a mudar com uma construção de um portal para receber melhor os visitantes e aumentar também a autoestima municipal.
O governo estadual, por sua vez, promete investir R$ 8,6 milhões na cidade através do novo programa lançado Tocando em Frente…num cálculo superotimista de quase quatro mil empregos em toda região sudeste. Falta especificar o que essa previsão abrange e quando começarão de fato estes benefícios principalmente na questão turística.
Aurora está pronta e cheia de encantos! Ela pode, precisa e quer mais!
A Gazeta do Cerrado faz o levantamento para fazer um guia da região das Serras Gerais.
Sugestões de principais atrativos na região:
Sugestões passeio AURORA/Lavandeira do Tocantins
Praia do Puçá
Praia do paraíso
Praia do segredo
Praia do pequizeiro
Poço Azul
Cachoeira do sombra
Cachoeira da hidromassagem
Cachoeira do Bartolomeu
Cachoeira das andorinhas
Banhos do bacupari
Escorrega do Betinho
Rio azuis
Estância Jaqueline
Por do sol morro da cruz