Os servidores públicos da Administração Direta e Indireta do Governo do Tocantins estão comemorando o retorno do pagamento dos seus salários para o dia 1º de cada mês. A comunicação aconteceu nesta quarta-feira, 5, em reunião com os secretários de Estado e presidentes de autarquias realizada na sala de reuniões do Palácio Araguaia.
De acordo com o técnico de Referência e Conselheiro Estadual de Política da Economia Solidária da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Valter Frota Martins, essa medida mostra o compromisso do Governador Mauro Carlesse com os servidores.
“Ele [governador] está cumprindo uma promessa que fez no começo do ano com a gente. Achei interessante, pois a gente recebendo no dia 1º de cada mês vai conseguir arcar com nossos compromissos em dia, evitando o pagamento de juros com boletos em atraso, por exemplo. Nós que somos servidores tanto efetivo, quanto contratados e comissionados estamos nos sentindo muito felizes com a decisão”, afirmou Valter Frota Martins.
Para a técnica da Gerência das Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Maria Jucinaide Ribeiro Alvino de Souza, a medida do Governo vai lhe ajudar no seu planejamento financeiro. “Melhora demais o pagamento voltar para o dia 1º. Eu estou muito feliz, porque realmente eu vou cumprir com o que planejei. Achei legal que o governador teve essa preocupação de estar pagando todo mundo junto e cumprindo essa promessa”, destacou.
Já o assessor técnico da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) José Antônio Gonçalves, falou sobre os benefícios da mudança. “A alteração na data do pagamento traz muitos benefícios para o servidor, porque agora a gente tem a possibilidade de organizar melhor nossas contas e finanças. Quando era no dia 12, geralmente atrasava algumas coisas, ou então, tinha que reorganizar os pagamentos para não ter muitos prejuízos”, concluiu.
Sindicato destaca empenho do Governo em cumprir medida
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe), Cleiton Pinheiro, destacou o empenho do governador Mauro Carlesse em cumprir a decisão de retornar o salário de todos os servidores para o dia 1º.
“O anúncio do governador faz com que ele cumpra mais um acordo com o servidor público que é a efetivação do pagamento no primeiro dia 1º de cada mês. Esse é um compromisso que ele tinha com o servidor e ele já vinha conversando há um bom tempo com sindicato”, afirmou.
Cleiton Pinheiro destacou a importância da mudança e parabenizou o Governador pela decisão. “Tem duas importâncias fundamentais na decisão. A primeira é que o servidor volta a regularizar sua vida financeira com alguns compromissos que ele tinha como, por exemplo, a data de vencimento de boletos que resultavam no pagamento de juros e multas. Outro ponto é mais específico para o próprio Estado, que deixava de fomentar durante dez dias a economia. Eram dez dias que não circulavam esse dinheiro dentro do nosso mercado interno deixando de gerar impostos e renda para todos os tocantinenses”, destacou o presidente do Sisepe.
“Então fica aqui minha manifestação parabenizando o governador Mauro Carlesse por esse compromisso cumprido com o servidor público”, complementou Cleiton Pinheiro.
Entenda
Desde 2015, os servidores públicos do Governo do Tocantins passaram a receber os seus salários, que eram pagos no dia 1º, apenas no dia 12 de cada mês.
Quando assumiu o Governo do Estado de forma interina em 2018, o Governador Mauro Carlesse se comprometeu com a classe de servidores a regularizar o pagamento de todos os servidores para o dia 1º de cada mês.
Ainda no mês de maio de 2018, o Governador Mauro Carlesse determinou que cerca de 60% dos servidores do Estado voltassem a receber no 1º. Nesse grupo estavam incluídos os trabalhadores que recebiam entre 2.800 e R$ 3.380 (Educação). Os demais continuavam a receber entre o dia 8 e 12 de cada mês. Posteriormente, o valor aumentou e padronizou em R$ 3.100 para todos os servidores.
Com a decisão anunciada nesta quarta-feira, 5, todos os servidores do Governo passam a receber o seu salário no dia 1º de cada mês. “Isso é resultado das medidas de ajustes que tomamos. Foram decisões difíceis, mas necessárias para recuperar a saúde financeira do Estado. Cortamos despesas de todas as naturezas como aluguel de prédios, locação de carros, passagens, diárias, enfim! Tivemos que reduzir a folha de pagamento para buscar o enquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal. E os resultados estão aparecendo com as obras, com os hospitais funcionando melhor, e para os nossos servidores eu quero dizer que a partir deste próximo mês de outubro, todos irão receber os salários no 1º dia útil de cada mês”, afirmou o Governador.