Equipe Gazeta do Cerrado

Vacina para Todos! Este é o slogan que servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) estão usando durante uma manifestação na manhã desta quarta-feira, 2, em Palmas. A paralisação é por um dia, ocorre em todo o Estado e atinge todas as áreas de atuação do órgão. As entidades orientaram os servidores a vestirem cor preta, usarem máscaras e evitar aglomerações. Apenas 30% dos servidores permanece em atividade

Os servidores reivindicam sua a inclusão dentro dos grupos prioritários para vacinação contra Covid-19, e também melhores condições de trabalho.

A categoria conta que a manifestação foi decidida após várias reuniões administrativas não terem alcançado o êxito esperado, os servidores decidiram realizar esta manifestação.

A paralisação é organizada pelo sindicato da categoria, SINDAGRO, Associação dos Funcionários da Adapec – (AFA-TO) e ainda, pela Associação de Inspetores do órgão (Assindefesa).

Conforme as entidades, o objetivo é chamar atenção do Governo para essa importante categoria e conseguir incluir os servidores nos grupos prioritários para Covid-19.

O que diz o Governo?

A Gazeta solicitou um posicionamento do Governo e foi informada que a Adapec entende a reivindicação da Associação de Funcionários da Adapec (AFA), Sindicato dos Profissionais de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Sindagro) e Associação dos Inspetores de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Assindefesa),  para que médicos-veterinários, engenheiros agrônomos e fiscais de defesa agropecuária recebam as doses das vacinas contra a Covid-19. Porém, a vacinação segue o que preconiza o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, o qual já orientou a vacinação de toda a população acima de 18, após a vacinação dos grupos prioritários já estabelecidos.

Algumas prefeituras, responsáveis pelo esquema vacinal nos municípios, incluíram em seus cronogramas médicos-veterinários, que são considerados profissionais da área da saúde.

A Agência acredita que a vacina é a forma mais segura, em conjunto com o uso de máscaras e a manutenção de todos os cuidados, na prevenção ao contágio e espera que o imunizante chegue os mais rápido possível para todos os brasileiros.