Após denúncia do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação Ambiental e Pública do Estado do Tocantins (Sintecap), o vereador Tiago Andrino voltou a usar a tribuna da Câmara Municipal para cobrar respostas da prefeitura e da empresa M Construções e Serviços Ltda sobre a situação dos trabalhadores da limpeza urbana em Palmas.
Segundo a denúncia, os trabalhadores estariam desempenhando suas funções sem carteira assinada, sem contrato de trabalho ou equipamento de proteção individual.
“Os trabalhadores estão passando por humilhações. Eles precisam de dois uniformes, pelo menos, para trabalhar até de noite e voltar pra trabalhar. Eles estão com uniforme que não é adequado, tem que lavar de noite, e trabalhar com uniforme úmido no dia seguinte. E os que estão sem uniforme mandaram pra casa. E não assinaram a carteira de trabalho. Estão dizendo que não tem vínculo”, lamentou.
Andrino afirmou que é um caso grave de desrespeito às Leis trabalhistas, agravado pelo fato de que a empresa se recusa a receber o sindicato. Para ele a empresa começou muito mal o processo de transição, e além de ter problemas de maquinário, ter passado por uma licitação conturbada, não valorizou os trabalhadores, peças chave para o funcionamento da limpeza urbana em Palmas.
O outro lado
Nossa equipe busca ouvir a Prefeitura de Palmas sobre a denúncia feita pelo Sindicato e pelo Vereador.
A Gazeta ressalta que o espaço está aberto para posicionamento tanto da Prefeitura quando da empresa citada na matéria.