“Nem sempre você consegue prever algo, mas você pode estar preparado para surpresas e diminuir os prejuízos”, evidencia o professor Diostekhan Rocha sobre a importância do curso de Gerenciamento de Crises, que está acontecendo no auditório do Procon Tocantins, desde às 08 horas desta segunda-feira, 17, ofertado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Escola de Formação do Sistema Socioeducativo, ligada à Diretoria de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (DPDCA).

O curso que segue até amanhã é um desejo que partia dos servidores e também da DPDCA, de acordo com o servidor Erlandson Ribeiro, que mesmo de férias participa. “Veio para somar. Estávamos desejando algum treinamento ou curso com esse propósito, pois eventualmente algo que não está previsto pode acontecer e temos que estar preparados para proteger os adolescentes, inclusive deles mesmos”, lembra.

Segundo a coordenadora da Escola de Formação do Sistema Socioeducativo, Rute Andrade dos Santos, este curso está sendo iniciado em Palmas, mas a intenção levá-lo às demais unidades do estado em 2019. Para Gilberto da Costa Silva, diretor da DPDCA, para ser obter bons resultados nas oito unidades socioeducativas, o caminho é a capacitação. “Entendemos que há a necessidade em capacitar os servidores de forma continuada, para um melhor atendimento no trabalho socioeducativo”.

Com 10 horas de duração, o curso terá certificação pela escola de formação numa parceria que envolve o professor Diostekhan e a Escola de Formação do Socioeducativo. “O gerenciamento de crise é uma das matérias mais importantes dos departamentos de segurança dos Estados Unidos, e a metodologia adotada aqui no Brasil é toda inspirada pela cultura de segurança norte-americana”, completa o professor, que é voluntário no projeto.

 

 

Fonte: Seciju