Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

O Sesc Amazônia das Artes traz a Palmas espetáculos de música, cinema, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, intervenção urbana e ações formativas, a exemplo de oficinas de 8 a 17 de maio. O evento é uma mostra que estimula e difunde a cultura amazônica, tendo como objetivo a promoção da circulação da produção cultural dessa região, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, tendo o Piauí como convidado, devido à sua proximidade geográfica e identificação sociocultural.

Segundo a assessoria do Sesc, desde a criação do evento, a coordenação do projeto é alternada entre os Departamentos Regionais do Sesc nos estados participantes. Tocantins (2008), Pará (2009), Amapá (2010), Mato Grosso (2011), Acre (2012), Piauí (2013), Maranhão (2014), Roraima (2015), Amazonas (2016), Rondônia (2017) e Tocantins (2018).

Programação:

Artes cênicas

O espetáculo de dança Olhai Por Nós acontece nesta terça-feira, 08, às 20 horas, no Teatro Sesc. A entrada é gratuita para trabalhadores do comércio. Para a população em geral custa R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia).

A dança continua na quarta-feira, 09, com o espetáculo solo, A Mulher do Fim do Mundo.

Na quinta-feira, 10, no Teatro Sesc,o espetáculo teatral Alice, discute a identidade gênero e as descobertas da adolescência.

No sábado, 12, o circo chega na cidade. A Companhia Os Kaco traz o Circo dos Brinquedos, que mistura magia circense e Teatro, com intuito de conscientizar de forma lúdica, jovens e crianças com o cuidado com o brincar e valorização dos brinquedos e brincadeiras tradicionais e populares. Espetáculo acontece no Tênis Sesc, no Aureny 3. A entrada será gratuita.

Atenas: Mutucas, Boi e Body, traz referências no estudo do trágico tragediógrafos clássicos e dos elementos ritualísticos, físicos, sonoros e visuais no bumba meu boi do Maranhão. O espetáculo acontece no dia 16, às 20 horas, no Teatro Sesc.

O espetáculo acreano, Oração de um Pé de Chinelo, conta a história de um bandido que foge de um esquadrão da morte composto por policiais. Confira o show no Teatro do Sesc, no dia 17, a partir das 20 horas.

Música

A música chega na sexta-feira, 11, com o Clã Destino, a partir das 19:30, no Tênis Sesc, Aureny 3. A dupla é composta por Humberto e Lucimar. A entrada será gratuita.

Manauara em Extinção é show do rapper Manauara, e é inspirado nas reflexões do artista durante sua trajetória de mais de 15 anos de atuação e ativismo na cultura Hip Hop em Manaus. O show é neste sábado, 12, às 18 horas, no Tênis Sesc, Aureny 3.

A música nordestina também estará presente. O show Visões de Lampião, é apresentado por Chico Nô e Zé Paulo. E traz uma viagem pela musicalidade nordestina, em especial a diversidade cultural do Maranhão. O show é na segunda-feira, 14, no Tênis Sesc, às 20.

Voltando para o Teatro Sesc, Waldiney Machado, traz no dia 15, às 20 horas, o show Origem. Este trabalho musical apresenta a composição de uma suíte percussiva que valoriza a utilização de instrumentos artesanais construídos pelo próprio artista é a experimentação de sonoridades orgânicas, por meio de uma dramaturgia sonora.

Intervenção artística

O artista roraimense Rafael Barros, traz no dia 17, a intervenção (In)visibilidade, que é uma proposta performativa que engendra reflexão sobre as trans-identidades em vias públicas em uma combinação de vários elementos durante o seu ato. A intervenção artística acontecerá na Avenida Tocantins, as 16:30.

Literatura

No sábado, 12, no Tênis Sesc, no Aureny 3, haverá uma contação de histórias realizada por Irma Galhardo. No espetáculo, a escritora declamará seus versos sobre o folclore regional com uso do cenário, bonecos e cobras de tecido.