Maju Cotrim
A sessão que homenageou Palmas no Senado mostrou vários aspectos. O primeiro deles: o prestígio político do senador Eduardo Gomes que conseguiu reunir metade dos deputados estaduais do Tocantins de uma vez só no seu gabinete. Atencioso, ele fez questão de dar atenção e agradecer a presença de todos.
Vários deputados comentavam entre si sobre o perfil do senador e fizeram questão de comparecer. Uma relação institucional forte também é a de Gomes com o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade que fez referência especial ao senador e que mesmo sendo de Porto fez questão de comparecer. Antônio retribui a visita que Gomes fez à Assembleia nas últimas semanas.
Outra questão: a parceria forte dos prefeitos de Palmas, Cínthia Ribeiro, de Araguaína, Ronaldo Dimas e de Colinas, Adriano Rabelo com o senador fica mais evidente.
Uma terceira avaliação: Gomes conseguiu juntar na mesma mesa Amastha e a prefeita Cinthia e ainda fez discurso conciliador em prol de Palmas. Pode ser uma semente para a reaproximação deles na capital.
Outro aspecto cabe avaliar: o prestígio de Gomes com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Ambos trocaram elogios durante a sessão e Davi faz questão de comparecer para fechar a sessão.
Dos deputados federais apenas Carlos Gaguim, Dulce Miranda e Vicentinho Júnior não compareceram. Os demais estavam e ainda discursaram. Dos três Senadores apenas Katia Abreu não compareceu.
A sessão era de Palmas mas a presença de parlamentares chamou atenção. Estavam: Antônio Andrade, Ricardo Ayres, Jair Farias, Vilmar Oliveira, Ivory de Lira, Leo Barbosa, Cláudia Lélis, Issam Saado, Valdemar Junior, Olyntho Neto e Cleiton Cardoso.
Estavam ainda pioneiros e líderes de municípios.
O governador Mauro Carlesse cumpre agenda em São Paulo por isso não compareceu.