Meu caro, antes de tudo um clichê, no mais clássico estilo lugar comum: “depois da tempestade vem a bonança”.

Apropriado para o momento crítico da economia ou fora de contexto caso o seu negócio esteja de vento em popa, o fato é que, mais cedo ou mais tarde, todos enfrentam uma fase espinhosa e crítica. A vida é assim.

A receita perfeita
Você fez tudo certo. Aprimorou o senso empreendedor – afinando a sua conduta a realidade que iria encontrar. E não parou por aí.

Estudou minuciosamente o mercado, concebendo um plano de negócios detalhado e factível, trouxe gente competente para tocar a guerra ao seu lado. Gerenciou as finanças com rigor e fugiu das modinhas da época.

A receita perfeita estava ali, implantada e viva no dia-a-dia da sua empresa. Logo, os prognósticos eram os melhores, muito embora você jamais tenha cedido à tentação de exagerar no otimismo. Sempre muito realista e pragmático, como são todos os bons e longevos empresários.

Em resumo, um excelente capitão dos mares, tocando o seu barco lindo e ajustado rumo a mares conhecidos e outros nem sequer navegados, em uma história de aventuras, realização e descobertas.

Ebook gratuito recomendado: Como falar sobre dinheiro com o seu filho

Conclusão
Para finalizar, recobre a visão de longo prazo, deixando um pouco a pressa de lado, e aproveite mais o caminho do que a chegada. Isso trará uma nova perspectiva, mais saudável, sólida e sustentável. Boa sorte e até o próximo.

——
Este artigo foi escrito por Plataforma Brasil.