Foto Montagem: Gazeta do Cerrado

Por Lise Lopes – Conteúdo Especial Gazeta do Cerrado

Muitas vezes fazer sobrar algum dinheiro no final do mês e desafiador, não é? Mas para onde está indo o seu dinheiro?

Na maioria das vezes o dinheiro realmente some, desaparece da conta ou da carteira, não porque ele foi extraviado, mas sim pela falta de definir o quanto do seu salário se destina para os gastos essenciais e o quanto deveria ir para o prazer (uma diversão ou aquela pizza, a melhor da cidade).

Pode ser que o problema esteja nas prioridades, separe as suas contas, primeiro aquilo que é essencial para você passar o mês (o aluguel ou se tiver alguns financiamentos, a conta de água, a energia, o supermercado, o transporte, a escola, …) e reserve esse dinheiro.

O restante você deve utilizar para seu prazer, mas o que acontece é que quando o dia do pagamento chega, ou seja, o salário, os primeiros gastos desse dinheiro é para o prazer e sem saber o quanto precisa guardar ou economizar para cobrir as despesas essenciais acaba realizando desperdícios.

Uma forma fácil de descobrir esses grandes desperdiçadores de dinheiro é olhar para o seu extrato e identificar quais contas você pagou nos últimos dois a três meses que realmente foi essencial, o que foi de investimento para você e para atender os seus desejos.

Existe uma técnica chamada S.E.I., onde você classifica o seu extrato identificando “S” para os gastos Supérfluos, “E” para tudo que foi identificado como Essencial e “I” para os Investimentos.

Concentre-se nos identificados como “S”, os supérfluos, esse pode ser o seu grande vilão para as suas finanças, acompanhe ele no seu extrato bancário e defina quanto de dinheiro não deve impactar no seu salário de final de mês.

Portanto, cuide bem do seu dinheiro, adestre ele para que você esteja realmente no controle e possa proporcionar a você a ao seu bolso um bem estar financeiro.

Dica MoneyLise: Uma dica importante é a de dar destino a todo o seu dinheiro assim que ele surge em suas mãos ou lá no banco e lembre-se que é no controle que está a sua liberdade!

Idealizadora e editora da Revista Digital MoneyLise, Profissional com mais de 20 anos de experiência em Finanças, Mentora Financeira, e Empresária de BPO Financeiro – Divulgação