Pomares estarão abertos para visitação a partir desta sexta-feira, 8

 

Um dos eventos mais aguardados da Capital, a Festa da Jabuticaba de Taquaruçu, já tem data marcada e acontecerá no período de 14 a 17 deste mês. Mas os amantes do fruto já poderão apreciá-lo a partir desta sexta-feira, 8, pois alguns pomares estarão abertos para visitação, antecipando a colheita devido às mudanças climáticas que aceleraram o amadurecimento das frutas. O evento, que já está em sua 6ª edição, conta com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem).

 

Moradores e visitantes poderão apreciar os frutos direto das árvores

 

Essa abertura antecipada oferece aos moradores e turistas a oportunidade de aproveitar o fruto no pico de sua colheita, com uma maior oferta de produtos frescos. A experiência inclui degustação das jabuticabas diretamente das árvores, proporcionando uma conexão direta com a natureza e a cultura local.

 

Kitanda da Jabuticaba

 

Kitanda da Jabuticaba será instalada na Praça da Maracaípe, em Taquaruçu

 

Montada na Praça Joaquim Maracaípe durante os dias da festa, os visitantes poderão saborear uma variedade de produtos à base de jabuticaba, como geleias, licores, vinhos, bolos e outras sobremesas. Além da gastronomia, a festa busca fortalecer a economia regional ao valorizar os produtores locais.

 

Rota Gastronômica

 

A festa também contará com a Rota Gastronômica, com pratos e drinks preparados à base de jabuticaba

 

A Rota Gastronômica é um dos pontos altos do evento, pois é um convite para a população apreciar uma culinária repleta de criações exclusivas que exaltam a jabuticaba em todas as suas formas, de sobremesas a pratos salgados e drinks refrescantes.

“A festa tem sido um motor de desenvolvimento para pequenos produtores e empreendedores, atraindo um público variado que busca não só a gastronomia, mas também lazer e a beleza natural de Taquaruçu”, destaca a idealizadora da Festa, Lucyene Nascimento.

A secretária executiva da Sedem, Marilene Lima, ressalta a importância de apoiar eventos como estes que fomentam a renda no distrito. “Temos que valorizar a iniciativa das pessoas daquela comunidade, da Luciene, principalmente que é a idealizadora, por ter identificado o impacto que a jabuticaba pode ter na economia de Taquaruçu. Então, é um impacto positivo na economia local, além de ser um momento festivo para a comunidade e visitantes. É um momento também para aumentar o faturamento dos comerciantes, dos produtores da fruta e das próprias donas de casa, que não têm uma renda extra em outro período”, finaliza.

Para mais detalhes sobre a programação e horários de visitação, os interessados podem entrar em contato pelos números: (63) 9 8443-7018 ou (63) 9 9297-8787, ambos WhatsApp.

 

Confira a programação completa

 

8 a 17 – Colheita – Abertura dos Pomares e Rota Gastronômica

14 a 17 – Vila Gastronômica (16 às 23 horas) – Praça Joaquim Maracaípe

14 a 17 – Kitanda da Jabuticaba (16 às 23 horas) – Praça Joaquim Maracaípe

 

Texto: Malena Mota

Edição: Secom Palmas

 

(Fonte: Agência Palmas de Notícias)