A Agência de Mineração do Estado Tocantins (Ameto), com o intuito de promover a valorização da mineração e destacar a importância das atividades do setor à sociedade, realiza a 2ª Exposição de Geologia e Mineração do Estado do Tocantins, entre 17 a 22 de outubro, no Capim Dourado Shopping. A abertura oficial do evento será às 16 horas, do dia 18, com a exibição de um acervo geológico de rochas, minerais e fósseis de ocorrência estadual e nacional.
A exposição se embasa na evolução geológica do planeta e apresenta como essas transformações foram registradas nas rochas e minerais ou mesmo em árvores. Por meio do acervo, o visitante terá a possibilidade de conhecer mais sobre as geociências, como a mineração está presente em sua vida e curiosidades geológicas que ocorrem no Tocantins.
Para realização da exposição peças inéditas foram cedidas à Agência por colecionadores. O presidente da Ameto, Mauro Mota, destacou que o evento faz parte da comemoração dos 35 anos do Estado. “Em comemoração ao nosso estado, pretendemos mostrar com a exposição o potencial da geológico que temos e provocar uma reflexão sobre o papel da mineração na vida das pessoas e na evolução do planeta, trazendo uma mostra que une informações científicas e entretenimento em um só lugar”, explicou.
A exposição faz parte do projeto Mineração nas Escolas, criado pela Ameto. Por meio do acervo de minerais, rochas e fósseis do Tocantins, do Brasil e do mundo. Além das Ciências da Terra, há áreas afins, como a biblioteconomia, que é responsável por gerir informações através de técnicas de organização, classificação e catalogação; e a museologia, que é responsável pela coleta, organização e conservação de amostras de valor artístico, cultural, científico ou histórico.
Para realização da exposição, amostras inéditas foram cedidas à Ameto por geólogos, colecionadores, além de parceiros da iniciativa privada.