Foto – Reprodução
Lucas Eurilio
A falta de responsabilidade e empatia das pessoas causa graves problemas, principalmente por conta da pandemia de Coronavírus. É necessário seguir todas as regras de distanciamento e uso de proteção para conter o avanço da Covid.
O Tocantins vive um momento que oscila entre o aumento e a queda de casos e mortes por Covid-19 e muitos parecem ter perdido a noção – literalmente – do perigo e continuam a promover mega aglomerações.
Durante o último final de semana, a Praia do Escapole, no Rio Araguaia, em Araguanã, região norte do Tocantins se tornou um palco de show de horrores, tudo que o Covid gosta.
Em um vídeo publicado nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, uma multidão de pessoas dançam, bebem, não fazem o uso de máscaras. Distanciamento social? Não existe!
Na gravação é possível ver um “rio” de pessoas se aglomerando, lanchas e jetskys. (Veja o vídeo no final de reportagem).
Covid em Araguanã
Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 8, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES -TO), Araguanã acumula 564 casos de Covid-19 e 14 mortes por complicações da doença.
A Gazeta do Cerrado entrou em contato com o secretário de Saúde de Araguanã, Lucas Gomes Lima.
Ele disse que as praias seguem liberadas para visitação aos cidadãos, observando todas as medidas de segurança. Lucas afirmou ainda que nas praias do município não há nenhuma estrutura por parte da gestão da cidade.
O secretário disse também que acontecem fiscalizações da Vigilância Sanitária, que conforme ele, atuam nas praias com orientação e com barreiras.
Sobre o vídeo, Lucas afirmou que durante o final de semana havia fiscalização, mas que as ações passam pelas demais praias do município e ressaltou que não é da competência da prefeitura probir banhos ou acessos às praias.